Esta é uma semana especial no Põe Na Roda, e teremos uma série especial de vídeos sobre o vírus HIV e a AIDS. O Dia Mundial da Luta Contra AIDS, 1 de dezembro, é um dia que, a cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra essa doença que mata milhares de pessoas todo ano.

Serão três vídeos! O primeiro deles você pode conferir no Youtube.com/PoeNaRoda sobre a PEP – Profilaxia Pós Exposição –  que é uma forma para prevenir uma possível exposição ao vírus do HIV e o quanto antes o tratamento for iniciado, maior a chance de sucesso.

A PEP é um tratamento, uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da AIDS, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica. Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.

No caso de um possível contato com o vírus HIV, busque, o quanto antes, um posto de saúde ou um serviço credenciado. Esse primeiro atendimento é considerado de urgência,porque o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível. O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao vírus HIV e no máximo até 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.

A indicação de utilização dos medicamentos para prevenção será avaliada por um médico. Gays, lésbicas e travestis é uma parcela da população que tem preferência no acesso a esse atendimento de urgência, visto a proporção de pessoas com HIV neste segmento populacional ser superior àquela da população geral.

Para saber onde encontrar a PEP -> clique aqui

VEJA TAMBÉM:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).