Thamirys Nunes entende bem o desafio que é na vida você ter um filho que não se identifica com o gênero que foi atribuído de acordo com seu genital ao nascer. Crianças Trans ainda são um tabu na sociedade e justamente por isso precisamos conversar sobre o assunto.
Thamirys é mãe da Ágata. Por anos ela tentou criá-la como Bento, até se dar por vencida, se informar e entender o que estava acontecendo com a sua criança.
Com a sua experiência de vida, ela escreveu o livro “Minha Criança Trans” e já deu várias entrevistas sobre o assunto na mídia, inclusive ao Põe Na Roda em um vídeo com pais de crianças trans contando suas histórias de vida:
Agora, Thamirys está lançando no IGTV do projeto “Minha Criança Trans”, uma série de vídeos explicativos para desfazer muitos dos mitos, preconceitos e ignorâncias que ainda rondam a questão da transexualidade, que costuma se manifestar desde cedo em quem já nasce assim.
Contrariando a ignorância que boa parte da sociedade faz sobre crianças trans, não se trata de “deixar criança decidir” ou “impor” um gênero específico, mas justamente o oposto: dar a liberdade. Inclusive da criança mudar de ideia se assim entender (e dificilmente isso vai acontecer se seu filho for cisgênero!).
Diagnosticar, acolher e dar o direito humano de uma criança se expressar como deseja poupa traumas, rupturas familiares, evasão escolar e índices de depressão e suicídio que são alarmantes dentre a população jovem trans.

Mas afinal, como identificar se seu filho é trans? A questão vai muito além de brinquedos ou preferências, como lembra Thamirys: “Estreando nossa série de vídeos sobre trans na infância, vamos falar dos sinais que uma criança pode dar ainda muito jovem sobre sua identidade de gênero. E vamos ver que ser trans vai muito além das preferências dos brinquedos!”.
O 1º episódio você pode assistir abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Os próximos vídeos serão postados no IGTV do perfil @minhacriancatrans do Instagram semanalmente.