Thamirys Nunes entende bem o desafio que é na vida você ter um filho que não se identifica com o gênero que foi atribuído de acordo com seu genital ao nascer. Crianças Trans ainda são um tabu na sociedade e justamente por isso precisamos conversar sobre o assunto.

Thamirys é mãe da Ágata. Por anos ela  tentou criá-la como Bento, até se dar por vencida, se informar e entender o que estava acontecendo com a sua criança.

Com a sua experiência de vida, ela escreveu o livro “Minha Criança Trans” e já deu várias entrevistas sobre o assunto na mídia, inclusive ao Põe Na Roda em um vídeo com pais de crianças trans contando suas histórias de vida:

Agora, Thamirys está lançando no IGTV do projeto “Minha Criança Trans”, uma série de vídeos explicativos para desfazer muitos dos mitos, preconceitos e ignorâncias que ainda rondam a questão da transexualidade, que costuma se manifestar desde cedo em quem já nasce assim.

VEJA TAMBÉM:  “The Voice USA” faz história com a primeira participante trans do programa

Contrariando a ignorância que boa parte da sociedade faz sobre crianças trans, não se trata de “deixar criança decidir” ou “impor” um gênero específico, mas justamente o oposto: dar a liberdade. Inclusive da criança mudar de ideia se assim entender (e dificilmente isso vai acontecer se seu filho for cisgênero!).

Diagnosticar, acolher e dar o direito humano de uma criança se expressar como deseja poupa traumas, rupturas familiares, evasão escolar e índices de depressão e suicídio que são alarmantes dentre a população jovem trans.

Livro de Thamirys Nunes ajuda pais e desfaz ignorâncias sobre crianças trans. (Foto: Divulgação)
Livro de Thamirys Nunes ajuda pais e desfaz ignorâncias sobre crianças trans. (Foto: Divulgação)

Mas afinal, como identificar se seu filho é trans? A questão vai muito além de brinquedos ou preferências, como lembra Thamirys: “Estreando nossa série de vídeos sobre trans na infância, vamos falar dos sinais que uma criança pode dar ainda muito jovem sobre sua identidade de gênero. E vamos ver que ser trans vai muito além das preferências dos brinquedos!”.

O 1º episódio você pode assistir abaixo:

Os próximos vídeos serão postados no IGTV do perfil @minhacriancatrans do Instagram semanalmente.

VEJA TAMBÉM:  Ewan McGregor conhece comunidade trans indígena em nova série; veja o trailer
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).