Outing”.

É a palavra que vem sendo utilizada pela dar nome ao grande número de atrizes que saíram do armário nos últimos anos; e que hoje vem se tornando ainda mais comum. Utilizando-se de seus perfis em redes sociais, as atrizes e atores do Vale dão força, voz e rostos a militância contra o preconceito. No Instagram, homens e mulheres se posicionam e dão espaço para declarações apaixonadas a seus companheiros.

Mais recentemente, o casal de atrizes a assumirem namoro foi a carioca Laryssa Ayres, 22, e Maria Maya, 37. Laryssa é parte do elenco em O Sétimo Guardião, onde bate de frente com o pai machista e preconceituoso, enquanto busca ser uma campeã de caratê. Ainda na mesma novela, está Bruna Linzmeyer, 26; que desde 2016 assumiu o namoro com a artista plástica Priscila Visman. Bruna costuma compartilhar com seus seguidores imagens e mensagens de combate a intolerância e se destaca por depois que se assumiu lésbica, ter ganho muitas oportunidades.

Parte também do elenco de atrizes que se assumiram, Carol Duarte se destacou ao viver Ivana, a jovem que vivia em conflito com a própria identidade sexual; no decorrer da trama, a mesma revelou ser lésbica e assumiu o namoro com a fotografa Aline Klein. Depois disso, tornou-se parte dos artistas que utilizam-se suas redes sociais para conscientizar os seguidores a respeito de uma minoria sob ameaça permanente de desrespeito e violência.

View this post on Instagram

Eu que já te amo tanto, ainda nem te amo tudo🦋

A post shared by Laryssa Ayres (@laryssa_ayres) on

Nessa leva empoderada de atrizes gays, Nanda Costa confirmou sua orientação sexual e o relacionamento com a percussionista Lan Lanh através de fotos e stories postados na sua rede social.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Atores e atrizes gays ou bissexuais sempre existiram na Rede Globo, mas nunca foram tão abertos a questão como se ver hoje em dia. O temor e a negatividade que existia em torno de sair do armário, a exposição, a mídia, e a cobrança que existia era muito maior do que nos dias atuais.

View this post on Instagram

E Lindeza que chama?

A post shared by Carol Duarte (@carolduarte3319) on

Atualmente os artistas LGBT podem ser quem são, pois existe muito mais liberdade sem precisar se esconder atrás de um personagem. Até mesmo jornalistas tem saído cada vez mais do armário e declarado suas sexualidades.

 Só posso dizer uma coisa: Sejam todas muito bem-vindas ao Vale!