O Consórcio Unicode revelou a lista completa de emojis para 2019 e traz 230 novas carinhas e símbolos para Android, iPhone (iOS) e outros sistemas operacionais. O pacote Emoji 12.0, revelado na terça-feira (5), tem lançamento previsto para 5 de março. São 59 emoticons diversificados e 75 carinhas com variações de cor de pele e gênero. A atualização ainda traz novidades já esperadas como flamingo, bicho-preguiça, cão-guia, waffle e mate (bebida também chamada de chimarrão ou tereré no Brasil).

Os grandes destaques nesta categoria são as pessoas com deficiência, diferentes tons de pele e diversos tipos de gênero. A atualização traz orelha com aparelho auditivo, braço e perna mecânicas, pessoa em cadeira de rodas mecanizada e outra com rodas manuais. Além disso, foi incluída a figura de uma pessoa de gênero neutro, uma pessoa com bastão-guia e o sinal surdo, ilustrado pelo dedo indicador apontando para a bochecha. Os emojis de acessibilidade foram propostos pela Apple no ano passado.

Para representar os gêneros foram criados três emojis: pessoa em pé, mulher em pé e homem em pé.

Para quem gosta de animais, a lista tem algumas novidades: orangotango, preguiça, lontra, gambá, flamingo e duas imagens de cão-guia: um com coleira e outro com colete. Esses dois últimos também fazem parte da iniciativa da Apple de representatividade nos emojis.

Há também outras variedades de emojis inéditas, como banjo, Diya (lâmpada a óleo usada na Índia e no Nepal), machado, gota de sangue, band-aid, estetoscópio, cadeira e navalha. Diversidade sempre é bom, não é mesmo?!!. Confira os novos emojis:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: