Nesta sexta-feira (17) estreia na Netflix a segunda temporada de Sex Education, série que levantou de maneira leve e bem humorada a importância da educação sexual na vida de adolescentes, além de lidar com as dificuldades individuais que cada um dos protagonistas enfrenta.

Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve (Emma MacKey), uma colega de classe rebelde, e seu melhor amigo Eric (Ncuti Gatwa) ele resolve montar sua própria “clínica de saúde sexual” para ajudar outros estudantes da escola.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Embora a produção seja recheada de referências aos estereótipos de juventude, como o menino virgem e tímido apaixonado pela garota mal vista na escola, ela se desprende do clichê quando torna complexos os arcos e histórias de cada personagem, os deixando mais do que figuras repetidas de outras produções.

VEJA TAMBÉM:  Sucesso de crítica, série que conta a História LGBT, POSE é renovada para 3ª temporada

Nesse caldeirão de personalidades que a série apresenta, temos o personagem Eric Effiong, que, em um primeiro momento, parece ser apenas o “melhor amigo gay” do protagonista, mas a trama o desenvolve de uma maneira que, ao último episódio, vai ser muito difícil você não se identificar e apaixonar por ele.

Eric ao longo de sua jornada vivência diversas dificuldades comuns aos LGBTI+, principalmente aqueles mais novos: o medo da reação familiar, o bullying escolar, a solidão e a LGBTIfobia. Somado a isso, o personagem ainda precisa lidar com o racismo. É fundamental produções tratarem de maneira complexa personagens LGBTI+, com as suas individualidades de cor, gênero e classe social, que tornam as vivências das pessoas de dentro da comunidade tão diversificadas.

O final da primeira temporada nos deixou um Eric consciente de que a sua diferença o torna especial e que ele nunca deve apagar seu brilho pelas outras pessoas. O que esperar do personagem na segunda temporada? Bem, o trailer mostrou que ele vai viver um romance com um aluno francês enquanto tenta resolver e entender o relacionamento com seu antigo carrasco, Adam Groff. Para o Eric, boa sorte mana! Para vocês, boa maratona!

VEJA TAMBÉM:  Netflix apresenta os novatos da próxima temporada de Elite