VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em uma pesquisa inédita no Brasil, a agência Mosaico – especialista em marketing de influência – buscou mapear dados da participação de influenciadores digitais LBTQIA+.

Entre os dias 04 e 22 de junho, 172 profissionais da sigla responderam um questionário que abordava questões relacionadas ao seu perfil e ao momento da abordagem de marcas para parcerias.

Os principais resultados foram disponibilizados nos perfis oficiais da agência no dia 28 de julho (instagram e blog) em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Dos dados captados, mais da metade dos creators que responderam a pesquisa declaram-se brancos (60,9%) e moram em São Paulo. 61% possuem entre 25 e 35 anos (68%) e seu público utiliza o Instagram como principal plataforma de trabalho (76,6%), tendo sua base de seguidores concentrada entre 10 mil e 50 mil pessoas (47,7%), enquadrando-se assim, como micro influenciadores.

Mesmo existindo uma preocupação em distribuir a pesquisa uniformemente, os dados mostraram também uma realidade diferente do mercado de influência fora da sigla LGBTQIA+, que costuma ser constituído em sua maioria por influenciadoras mulheres.

Dos 172 influenciadores pesquisados, 61,6% são homens cis. Já quanto ao fator de  representatividade da sigla (múltipla resposta), 65,1% identificam-se com a sigla G (Gay), enquanto que 15,1%, identificam-se com a letra B (Bissexual) e Q (Queer), respectivamente. Lésbicas somam 12,8% do segmento de influenciadores LGBQIA+, e intersexuais, assexuais e pansexuais somam juntos 14,5%.

Os temas evidenciados por esse grupo de influenciadores são variados, sendo o entretenimento (62,8%) e arte (57,6%) os mais abordados, o que nos indica que a produção de conteúdo de um criador LGBTQIA+ não está vinculado somente à temas relacionados a essa comunidade.

Entretanto, não pode ser desconsiderado, por sua voz, atitude social e política, temas vinculados com ativismo e direitos (56,4%), assim como a cultura e história LGBT (53,5%) e a pauta sobre gênero e sexualidade (48,8%), que estão presentes no discurso nesse grupo.

Entre as marcas mais lembradas pelos entrevistados quando o assunto é representatividade e temas ligados ao movimento LGBTQIA+ estão Doritos (19,2%), Netflix (11%), C&A (8,7%) e Absolut (4,1).

Dos 172 entrevistados, 94,2% lembraram de uma marca específica, mas quando questionados se lembravam de mais marcas que trabalhavam com o tema, um pouco mais da metade (52,3%) respondeu.

A Mosaico espera que a pesquisa contribua para que tabus sejam cada vez mais dissipados, e que a comunidade consiga ser reconhecida não somente no mês de julho e sim, durante os 365 dias do ano. Para as marcas, fica a reflexão: ser uma empresa que respeita a diversidade não se trata só de abraçar a causa em determinados períodos, trata-se de incorporá-la à uma estratégia diária. É muito importante salientar que os influenciadores com discurso social contam histórias que compõem um território próprio, que podem materializar o encontro do propósito mercadológico da marca com o fator humano. E é isso é realmente relevante na vida das pessoas.

Confira alguns outros dados da pesquisa sobre o mercado de influenciadores LGBTs em infográficos feitos pela Mosaico:

Sobre a Mosaico

A MOSAICO é uma agência que atua em todas as frentes do Marketing de Influência, sendo expert no desenvolvimento de estratégias de influência, gestão, mapeamento, monitoramento e relacionamento de influenciadores, além de agenciar criadores de conteúdo.

Acima de tudo, a agência é especialista em conectar influenciadores a marcas com o propósito para gerar relacionamentos duradouros. De acordo, o CEO: “Somos a curva que sai da estrada reta do tradicional modelo de cachê e post pago. É essa curva que cria conexões mais humanizadas e que faz o nome de uma empresa ser lembrado com carinho de forma always on, em vez de maneira periódica.”

A agência conta com 11 colaboradores contratados e 7 clientes fixos como TNT Energy Drink, Cervejas Itaipava, Cacildis, Petra, Crystal, Black Princess e Programa Saber Beber.

Além disso já fez projetos para o Quinto Andar, FESPSP e para super criadores de conteúdo. A empresa agencia nomes como a drag queen Penelopy Jean e o apresentador Fefito.

Sobre os fundadores

Yheuriet Kalil é especialista no desenvolvimento de redes de influência, projetos de cocriação e relacionamento com influenciadores, atendendo clientes como Ambev, Unilever, Sadia, Grendene, Multishow, C&A, GloboNews, Grupo Petrópolis, MEITU e Rede Meliá de Hotéis. Publicitário formado pela UFRGS com 18 anos de experiência de mercado.

Kalil foi Gerente de Social Media na Live e Head de Influência na Babushka. Yhevelin Guerin é Mestre em Comunicação e Informação e Doutora em Desenvolvimento Regional. Já atuou como Mídia e como Pesquisadora de Mercado e Marketing Promocional. Desde 2002, é professora nos Cursos de Comunicação Social da UNISC/RS, nas disciplinas de Planejamento, Mídia e Campanha Publicitária.

Redes Principais:

Site: https://sigamosaico.com/
Instagram: https://www.instagram.com/sigamosaico/

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Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).