Em 2017, o Disney Channel anunciou que teria seu primeiro personagem gay em uma série: Cyrus Goodman (Joshua Rush), coadjuvante da série teen “Andi Mack”.

A Disney Channel explicou que “Andi Mack é uma história de “pré-adolescentes descobrindo quem são”. Agora, na última sexta-feira (8) o personagem de Rush finalmente disse: “Eu sou gay”.

No episódio da segunda temporada da série, os principais personagens estão reunidos na cerimônia judaica de luto pela avó de Goodman. O garoto de 13 anos leva seus amigos para cozinha e começa apontar e nomear alguns pratos da mesa, e de repente olha para seu amigo Jonah Beck e diz: “E eu sou gay”.

“Sim?” Beck responde. “Legal”. E a cena continua, marcando a primeira vez que um personagem da Disney sai do armário.  

Em seu perfil oficial no Twitter, Joshua Rush, de 16 anos comemorou a revelação de seu personagem dizendo: “Todo dia é uma benção trabalhar nesse showEste marco é apenas mais um ponto em uma tapeçaria rica e vibrante que é Cyrus Goodman”.  

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A cena foi escrita por Jonathan Hurwitz, que disse que viveu um momento parecido com o do personagem.

 “Na sala dos escritores, eu compartilhei uma história pessoal sobre como estava nervoso em sair do armário para um amigo da faculdade em 2010. Enquanto eu pegava hambúrgueres uma tarde, ele me pediu para passar o ketchup, então eu lhe entreguei murmurando as palavras ‘eu sou gay’. Ele olhou para mim, disse ‘Legal’, então começou a colocar ketchup em seu hambúrguer como se eu não tivesse acabado de revelar minha verdade mais pessoal e profunda”, contou o escritor.

“Através da jornada de Cyrus tanto neste episódio quanto na série em geral, eu espero que o público entenda isso – que todos nós merecemos ser ouvidos, vistos e amados pelos amigos e familiares com quem nos cercamos”, completou Hurwitz

Assista este momento histórico abaixo:

Maikon Stefan
Amante do teatro, tv e de Harry Potter, formado em Técnico em Administração e Bacharel em Ciência e Tecnologia (UNIFESP-SJC). Atualmente cursa Engenharia de Materiais (UNIFESP-SJC). Também foi Presidente da Empresa Júnior (Ectm Jr). "Me chama pra causar que eu vou".