O site internacional especializado em entretenimento IndieWire acaba de lançar sua esperada e cobiçada lista de top 100 filmes da década, colocando o ganhador de Oscar de Melhor Filme de 2017, Moonlight, que trata de temas delicados e atuais como racismo e LGBTfobia, como o melhor filme da década.

“O olhar amplo sobre o desejo romântico e as dificuldades emocionais de ser um afro-americano criaram uma experiência única neste drama profundo. Sem falar na chamada ao protagonismo por artistas negros, o que renova a cultura popular de muitas maneiras”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O IndiWire é um dos principais sites sobre televisão e cinema nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Eles acabam de lançar o especial da década elencando os 100 melhores filmes dos últimos 10 anos. Na chamada, lembraram que, em 2010, a gigante hoje do streaming, Netflix, ainda estava nascendo, com DVDs ainda sendo vendidos e alugados a rodo em 2010. Quem ainda se lembra?

VEJA TAMBÉM:  Antes de ser cantora, Kelly Clarkson já participou de filme erótico gay; assista!

Outros filmes LGBTs também entraram no TOP100 da década. Dentre eles, Me Chame Pelo Seu Nome, The Handmaiden, Carol e Pariah.

Sobre “Carol”, que ficou em número 7, eles escreveram: “É mais que um melodrama sobre uma paixão em tempos de repressão. É mais do que o melhor papel da carreira de Carter Burwell, ou os figurinos sedutores de Sandy Powell, ou o raro romance estranho que deu a seus personagens um final feliz – um final que ressoa no sorriso tímido de Cate Blanchett com a força de todos os sonhos impossíveis Carol Aird já teve para si mesma … O filme são todas essas coisas e mais! Acima de tudo é uma destilação indivisivelmente pura do que se sente ao se apaixonar e pousar em algum lugar juntos”.

Já “Me Chame Pelo Seu Nome”, que ficou em 18º lugar da lista, foi descrito da seguinte maneira: “É o Brokeback Mountain desta geração, de maneira ainda mais doce e sensível”.

VEJA TAMBÉM:  Ewan McGregor fará vilão gay em novo filme da DC: "Aves de Rapina"

Outros destaques da lista incluem Lady Bird (10), Get Out (21), Black Panther (60) e The Great Gatsby(98). 

Veja aqui a lista completa do Top100 Melhores Filmes da Década segundo a IndieWire.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).