Você já conhece o “Mete a Colher”? Se trata de um novo aplicativo disponível para iOS e Android que se propõe a ajudar no combate a violência doméstica contra mulheres no Brasil, um problema grave e infelizmente muito comum no nosso país.

Criado em 2016 com a missão de desmistificar o ditado “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, empreendedoras do Recife/PE decidiram criar uma rede de apoio que ajuda mulheres a sair de relacionamentos abusivos, enfrentando juntas uma realidade cada vez mais segura e igualitária.

Através de uma tecnologia própria com sistema de mensagens que se auto-apagam em 24 horas (para não deixar pistas para maridos agressores), possibilidade de criação de perfis anônimos para vítimas que não quiserem se identificar e criptografia de ponta-a-ponta, a plataforma conecta mulheres que sofrem violência a outras vítimas, afim de possibilitar desabafos, incentivos e força, além de possibilitar orientações às mulheres que quiserem tomar atitudes e denunciar os agressores.

Muitas vezes em um relacionamento abusivo, tudo que se precisa pra se ter consciência da situação e principalmente sair dela, é isso: desabafar, conhecer outras pessoas na mesma situação, e com isso ir criando ciência da mesma e ao mesmo tempo reconstruindo sua própria autoestima e coragem.

Apesar do curto tempo de vida, o Mete a Colher já mostrou a que veio e ajudou muitas mulheres. Já são mais de 13 mil conectadas pela plataforma e 2 mil efetivamente ajudadas por 63 cidades do Brasil.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Sua iniciativa também é reconhecida pela sociedade. Em maio de 2017, esteve entre 8 melhores projetos nacionais de inovação tecnológica na ImagineCup, a Copa do Mundo da Computação, promovida pela Microsoft. Em Julho do mesmo ano, o app Mete a Colher foi lançado no Programa Encontro com Fátima Bernardes e, no final do ano, ganhou o prêmio de melhor startup de Impacto Social do Brasil, pela Associação Brasileira de Startup (ABS).

Conheça o aplicativo e baixe ele aqui. Aproveite e envie esta notícia para todas as suas amigas mulheres.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).