O filme “Love, Simon”, que vem sendo aclamado pelo público e crítica, acaba de ser proibido em Singapura ao menos pra quem tiver menos de 21 anos.

Liberado em todo resto do mundo onde a censura é de 12 anos – afinal o filme é apenas uma história linda de amor com a qual tanto héteros quanto LGBTs vão se identificar – não há outra explicação para o fato isolado em Singapura senão homofobia, afinal, o longa não mostra qualquer cena de conteúdo adulto, o que justificaria uma classificação indicativa apenas para maiores de 21 anos.

O órgão de censura do país justificou a atitude afirmando que o longa mostra um “estilo de vida gay delicado para os valores familiares”.

Grupos LGBTs de Singapura protestaram. A ativista Tasha Monique Dharmendra iniciou uma petição contra a medida dizendo que o filme é inocente, sem qualquer conteúdo adulto e inclusive pode ajudar jovens homossexuais a se entenderem e se aceitarem.


Veja também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).