Um dos maiores pilares da cidadania LGBTI+, a Casa 1 vai ter a sua história registrada em livro pela jornalista Camila Cetrone. A obra “Manda as Bicha Descer: Histórias do Cotidiano da Casa 1” está em pré-venda a partir desta terça-feira (21), no formato e-book.

“Manda As Bicha Descer – Histórias do Cotidiano da Casa 1” é o primeiro livro-reportagem a traçar o dia a dia de uma das primeiras casas de acolhidas voltadas para LGBTs no Brasil. A expulsão de casa motivada por orientação sexual e identidade de gênero é um fator ainda recorrente em diversas famílias brasileiras. Ciente dessa e de tantas outras barreiras às quais LGBTs são expostos, Iran Giusti entregou seu próprio apartamento para tirar o projeto do papel. Para escrever o livro, Camila Cetrone passou seis meses como voluntária na Biblioteca da ONG. Durante esse tempo, registrou o cotidiano por meio de observações e relatos de moradores, voluntários e organizadores. Seja por suas ações educacionais ou voltadas para políticas públicas, a Casa 1 já é considerada um símbolo de resistência da comunidade LGBT dos tempos atuais. O livro lança luz sobre quem ocupa esse espaço e qual seu propósito para fortalecer a luta pela reivindicação de direitos LGBTs no Brasil.

O site Papel Pop informa que a jornalista decidiu ser voluntária na biblioteca do espaço ao longo de 6 meses após receber várias negativas de entrevistas. Podendo acompanhar o cotidiano do lugar de perto, Camila Cetrone transformou as observações no livro. Metade da arrecadação com a venda do livro vai ser destinada para o espaço.