Justify My Love de Madonna está comemorando seu 30º aniversário, a música falada deu início a uma nova fase da carreira de cantores icônicos. Enquanto íamos para a década de 1990, Madonna lançou seu livro Sex, o polêmico álbum Erotica, e assumiu um papel no thriller quente Body of Evidence.

O OutInPerth relembra que no final de 1990, Madonna encapsulou suas primeiras duas décadas na indústria musical lançando sua primeira compilação de grandes sucessos, The Immaculate Collection. Como é comum em compilações de sucessos, algumas músicas novas foram necessárias para o álbum, para que os fãs superficiais tivessem um motivo para comprar o novo álbum.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Justify My Love, que foi uma colaboração com Lenny Kravitz, foi o novo single, enquanto Shep Pettibone, com quem Madonna havia trabalhado recentemente para criar seu grande sucesso, Vogue, entregou a faixa Rescue Me.

VEJA TAMBÉM:  Madonna é criticada por dizer que tamanho do pênis importa: "Não finjam que não"

O vídeo falado era incrivelmente polêmico na época e foi banido pela MTV. Um dos problemas que as pessoas tiveram com o vídeo de Justify My Love foi a exibição proeminente de bissexualidade. A Warner Brothers lançou o clipe em fita de vídeo, tornando-o o primeiro single de vídeo. Imediatamente vendeu meio milhão de cópias.

A faixa foi escrita em colaboração com Kravitz, que era um novo artista na época, apenas tendo lançado seu primeiro álbum em 1989. Seus backing vocals podem ser claramente ouvidos na faixa. Poucos meses depois que essa música foi lançada, Kravitz lançou seu segundo álbum Mama Said, que lhe rendeu uma série de canções de sucesso.

As letras iniciais foram escritas pela cantora Ingrid Chavez, que já havia trabalhado com Prince. Quando ela não obteve o crédito de compositora, ela processou Kravitz e lançamentos posteriores da faixa incluem seu nome, e ela recebeu sua parte dos royalties. A música é baseada em uma batida de bateria da música Funky Drummer de James Brown, em 1990 muitas músicas utilizaram essa batida.

VEJA TAMBÉM:  Madonna vai responder fãs brasileiros no lançamento de clipe da música com Maluma

O vídeo apresenta o modelo e ator Tony Ward, que era namorado de Madonna na época. Um dos principais modelos masculinos da década de 1980, ele mais tarde se tornou um ator que apareceu em filmes do diretor queer Bruce La Bruce. Algumas das dançarinas da turnê de Madonna em 1990 também aparecem no clipe que mais tarde ganhariam mais destaque quando o documentário Truth or Dare fosse lançado.

Justify My Love é eterno nas turnês

Madonna costuma incluir a versão remixada em shows ao vivo e agora é geralmente tratada como uma música completamente separada. O single também seria a primeira vez que Madonna trabalhou com o produtor William Orbit, ele remixou a faixa para pistas de dança. Mais tarde, eles se juntaram para criar seu álbum Ray of Light.