VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Jonathan Van Ness, também conhecido como JVN, integrante do reality Queer Eye da Netflix, acaba de lançar sua nova empreitada: um livro infantil escrito por ele mesmo e que apresenta um personagem principal não binário pela primeira vez em um livro infantil.

Jonathan, que saiu do armário como uma pessoa não-binária no ano passado, explicou como se deu sua descoberta à Out Magazine: “Há dias em que me sinto menino, já outros dias uma garota”. Ainda assim, ele lembra que em seu caso não se importa com pronomes quanto ao masculino, feminino ou gênero neutro.

“Peanuts Goes For The Gold” é o título da obra publicada pela editora Harper Collins e lançada no último dia 7. As ilustrações são de Gillian Reid.

Segundo a editora, o livro ilustrado “incentiva crianças a não apenas serem elas mesmas, mas também aprenderem a se amar sem julgamento”.

A história segue as aventuras de Peanuts, um porquinho-da-índia não binário que usa pronomes de gênero neutro. Inclusive, o livro foi inspirado no bichinho de estimação de infância de Jonathan Van Ness, que assim como seu novo personagem, praticava ginástica rítmica quando criança.

Em entrevista à People, JVN disse: “Quando criança, as coisas que me tornavam único nem sempre eram celebradas. Quis com esse livro então fazer algo que inspire as crianças a encararem positivamente as coisas que as tornam únicas e especiais”. 

O lançamento de “Peanut Goes for the Gold” acontece apenas alguns meses depois que Jonathan lançou seu primeiro livro de memórias: “Over the Top: A Raw Journey to Self-Love” em setembro de 2019, onde ele também revelou pela primeira vez publicamente sua condição sendo uma pessoa que vive com HIV.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).