Acabam de ser divulgados o pôster e o trailer de “Welcome to Chechnya”, o premiado documentário do escritor e diretor David France – indicado ao Oscar por “How to Survive a Plague”.

O longa, que conquistou três prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim, uma estatueta no Festival de Cinema de Sundance e o prêmio do público de Melhor Documentário Internacional da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, estreia nas plataformas de streaming em 20 de novembro.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O documentário traz à tona uma crise humanitária em curso na república russa da Chechênia, a partir de um grupo de ativistas que arriscam suas vidas para resgatar vítimas da brutal campanha governamental que persegue, aprisiona, tortura e mata pessoas da comunidade LBTQIA+.

Para garantir a proteção da identidade das vítimas da Chechênia, mas sem perder a verdade emocional de suas experiências, os realizadores fizeram uso de inteligência artificial e deep learning machine, como um DeepFake que, ao invés de manipular a imagem de alguém, permite que as vítimas deste terror falem suas verdades usando o rosto de outra pessoa. As vozes também foram alteradas e pseudônimos adotados.

VEJA TAMBÉM:  Campanha homofóbica da Rússia ironiza adoção por casais gays

Mantendo o compromisso de manter o anonimato, “Welcome to Chechnya” expõe atrocidades que muitas vezes são subnotificadas, num ambiente de preconceito e ódio que é o território da Chechênia.

Welcome to Chechnya: Documentário fala sobre a repressão aos gays na Chechênia. (Foto: Divulgação)
Welcome to Chechnya: Documentário fala sobre a repressão aos gays na Chechênia. (Foto: Divulgação)

“Em meu trabalho como jornalista e escritor ao longo de muitos anos, concentrei-me nas histórias de pessoas que a sociedade empurrou para a margem: os desprezados, os ignorados, os odiados”, conta o diretor do documentário sobre a Chechênia.

Neste longa, ele acompanha seres humanos comuns que fazem algo extraordinário. “Faço a pergunta que há muito me intriga: o que faz uma pessoa assumir enormes riscos e responsabilidades por outros? Em outras palavras, o que é preciso para ser um herói?”, finaliza.

“Welcome to Chechnya” já está disponível para compra e locação nas seguintes plataformas: Claro Now, Vivo Play, iTunes / Apple TV e Sky Play, e apenas para compra no Google Play e YouTube Filmes.

Assista ao trailer:

VEJA TAMBÉM:  Um quarto da população mundial vive em países onde o ser gay é crime

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).