Considerado o maior evento cultural sobre a diversidade sexual da América Latina, o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade comemora a sua 25° edição. O evento tem uma programação extensa que contempla cinema, música, teatro, dança e acontece até o dia 26 de novembro em São Paulo.

O Mix Brasil tem entrada gratuita, e em sua programação tem a exibição de 159 filmes de 34 países. Na lista de filmes estão obras indicadas por seus países para tentar uma vaga no Oscar. “Conversa fiada” (Taiwan), “Thelma” (Noruega), “Os iniciados” (África do Sul)  e “Tom of Finland” (Finlândia) estão entre eles.

“Tom of Finland”, interpretado pelo ator Pekka Strang, é proibido em mais de 50 países.  O filme conta a história do artista finlandês Touko Laaksonen conhecido pelo seu trabalho de caráter homoerótico, talvez o principal artista a representar a homossexualidade masculina no século 20, ele inventou um traço que traduz com perfeição o desejo sexual de um homem por outro.

No circuito nacional, 12 filmes concorrem ao Coelho de Ouro, principal premiação do festival: “A filosofia na alcova”, “A moça do calendário”, “Alguma coisa assim”, “Aos teus olhos”, “Berenice procura”, “Casa da Xiclet”, “Guigo offline”, “Intimidade pública”, “Luana Muniz – Filha da Lua”, “Meu nome é Jacque”, “Música para quando as luzes se apagam” e “Serguei, o último psicodélico”.

Para completar a programação produções exibidas em grandes festivais ao redor do mundo, como: “God’s Own Country” (Reino Unido) de Francis Lee, “Sonho em Outro Idioma” (México / Holanda) de Ernesto Contreras, “As Histórias Não Contadas de Armistead Maupin” (EUA) de Jennifer M. Kroot, “Close-Knit” (Japão) de Naoko Ogigami, “Crepúsculo” (Islândia) de Erlingur Thoroddsen e “Os Objetos Amorosos” (Espanha) de Adrián Silvestre, “Santa & Andrés” (Cuba / França / Colômbia) de Carlos Lechuga e “Discreet” (EUA / Brasil) de Travis Matthews que estará presente na sessão.

O 25° Festival Mix Brasil acontece no CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade, Auditório Ibirapuera e circuito Spcine. O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil e Ministério da Cultura. O evento é uma iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Itaú e da Sabesp e o copatrocínio da Spcine, Secretaria Municipal de Cultura, e o apoio cultural do Sesc e Secretaria de Estado da Cultura e o apoio institucional do Itaú Cultural, Dot Cine, Ctav e promoção do Canal Brasil.

Para a programação do completa do Mix Brasil – clique aqui

Serviço – 25° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
São Paulo – até 26 de novembro
ENTRADA GRATUITA EM TODOS OS EVENTOS
Locais: CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade, Auditório Ibirapuera e circuito Spcine
Informações: www.facebook.com/FestivalMixBrasil  e www.mixbrasil.org.br

Veja o trailer de Tom of Finland:

VEJA TAMBÉM:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).