A produção da Cartoon Network, Steven Universo, é um dos desenhos que mais demonstra apoio LGBT+ da atualidade. Além de já ter casamento lésbico e personagens não-binários e intersex, a representatividade também está por trás da tela, com a criadora da saga, Rebecca Sugar, sendo uma mulher não-binária, e a voz de personagens sendo dublados por pessoas da comunidade, como Shep de Indya Moore.

Agora foi a vez de Peridot entrar para a lista de integrantes do desenho que fazem parte do vale. Após a personagem ganhar mais destaque nos últimos episódios, a artista de storyboard, Maya Petersen, confirmou ao Comic Book que Peridot é assexual e arromântica.

Com uma afinidade por tecnologia, Peridot tem pele e olhos verde neon, com cabelo curto amarelo em forma de um triângulo. Inicialmente, ela foi mostrada como fria e cruel, mas a partir do momento em que ela passa a parecer mais nas aventuras de Steve, o público pode perceber que, na verdade, a personagem possui uma personalidade mais cômica e, em alguns momentos, temperamental.