Com 90 anos de idade, tendo passado a maioria destes em sua longa carreira na dramaturgia, o ator Lima Duarte revelou em entrevista ao apresentador Fefito, que foi ele quem deu o primeiro beijo gay da TV brasileira.

Pelo visto se engana quem pensa que o primeiro beijo gay da TV aconteceu no Fica Comigo da antiga MTV, entre Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em América (2005) ou mesmo entre Matheus Solano e Thiago Fragoso em Amor à Vida (2013).

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Segundo noticiou o jornal Extra, Lima Duarte contou que seu beijo gay – que teria sido o primeiro – foi dado na peça “Panorama com vista para a ponte”, encenada para a TV em uma época ainda pré-novela, quando espetáculos teatrais eram realizados na televisão.

O ator não precisou a data exata, mas o fato tem muitas décadas tendo acontecido no início da TV: “Fui eu quem deu o primeiro beijo e exijo que reconheçam isso! E te digo como, em que circunstância. Foi na peça ‘Panorama Com Vista Para a Ponte’, do Arthur Miller. Se passava tudo no cais do porto de Nova Iorque. Quem dirigiu foi a Wanda Kosmo”.

O ator Lima Duarte (Foto: Reprodução / TV Globo)
O ator Lima Duarte (Foto: Reprodução / TV Globo)

“Eu que fazia o ítalo-americano portuário, estivador que tinha uma filha de criação, que era Rita Cléos, uma atriz loirinha, bonitinha. A minha mulher era a Wanda Kosmo. Na história, nós criamos aquela menina e um dia ela aparece com um noivo, namorado!’”, contou.

VEJA TAMBÉM:  Ricky Martin e marido dão beijão na boca em novo clipe; assista

Eu quis saber quem é o sujeito! Aí ela traz eu e Cláudio Marzo… E eu digo: ‘É isso aí? Você está namorando isso aí? Isso aí é um veado! Você não vê que ele é veado? Quer ver como ele é veado?’. Eu pegava ele e dava um beijo violento nele. É uma grande cena! Um beijo na boca. Fica evidente que ele era apaixonado pela filha adotiva”, relembrou o ator.

Sobre  repercussão de dois homens se beijando na época, o artista concluiu que não houve reações negativas. “Não, nem foi um escândalo, porque a cena era muito bem colocada! Era psicologicamente correto. Então, peguei e dei aquele beijo na boca. O Claudio era muito meu amigo”, finalizou Lima Duarte.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).