Os atores e cineastas Ewan McGregor e Charley Boorman pegam a estrada em Long Way Up, uma série de 11 episódios que mostra a jornada da dupla por 21.000 milhas, percorrendo da Califórnia à América do Sul de moto.

Em um episódio que estreou na última semana, os dois artistas-aventureiros chegam em Santo Domingo Tehuantepec, no México. Lá eles se encontram com os Muxes, um grupo de indígenas zapotecas que são mulheres trans, ou seja, designados como homens ao nascer conforme seu sexo biológico, mas que se identificam e vivem como mulheres.

O costume é um tanto exclusivo da cultura local e aceito por lá. Os Muxes geralmente enfrentam menos estigma e hostilidade do que outros membros da comunidade LGBTQ+ do México em geral.

Long Way Up: Ewan McGregor e Charley Boorman percorrem continente de moto em série. (Foto: Divulgação)
Long Way Up: Ewan McGregor e Charley Boorman percorrem continente de moto em série. (Foto: Divulgação)

Lá, a dupla conhece Donaiji, um artesão Muxe que é visto fazendo um vestido para uma jovem. McGregor e Boorman aprendem como os Muxes ajudam a preservar os costumes e tradições enquanto também discutem como criar maior aceitação e tolerância.

Ewan McGregor conhece Muxes, grupo de indígenas trans (Foto: Reprodução / Twitter)
Ewan McGregor conhece Muxes, grupo de indígenas trans (Foto: Reprodução / Twitter)

Além da descoberta da comunidade indígena trans, em Long Way Up, Ewan McGregor e Charley Boorman  atravessam 16 fronteiras através de 13 países enquanto dirigem motocicletas elétricas Harley-Davidson LiveWire. A série está disponível no serviço de streaming da Apple, a Apple TV+. O episódio final da temporada sai nesta sexta-feira, 13 de novembro.

Assista ao trailer abaixo:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).