O documentário Lily: A Transgender Story (“Lily: A História de uma Pessoa Trans”), lançado pela BBC explora a descoberta e a transição de uma jovem em uma pequena cidade no interior da Inglaterra.

“Foi difícil crescer em um lugar pequeno”, disse ela. “Acho que sabia, desde quando era muito mais jovem, que realmente não me encaixava, mesmo antes de começar a transição.”

A protagonista é  natural de Aberystwyth, uma cidade de 18 mil habitantes no País de Gales. Ela conta criou o documentário para mostrar para a outros adolescentes trans que eles existem e que são apenas jovens tentando viver uma vida normal.

“Espero e oro pelo dia em que uma criança possa fazer uma transição suave e facilmente sem julgamento, especialmente de colegas na escola, mas essa não é a realidade.”

Lily ouviu falar sobre a transexualidade pela primeira vez no YouTube e hoje mantém um canal na plataforma, onde fala abertamente sobre o processo de transição.

Documentário acompanha transição de jovem trans (Foto: Reprodução / BBC)
Documentário acompanha transição de jovem trans (Foto: Reprodução / BBC)

“Acho que foi um YouTuber que eu já estava acompanhando que se revelou trans”, explica.

A garota entende que sua história é singular, mas diz que se sente no dever de defender outras pessoas trans.

“Sempre defenderei a mim mesma e minha comunidade e nunca poderia deixar outro membro de minha comunidade ser diminuído por outra pessoa. Não acho que a luta pelas pessoas trans acabará tão cedo.” defende Lily.

“Como uma pessoa trans, apenas acordar todos os dias e sair de casa já é um ato político”, conclui a britânica em entrevista a BBC.