O Disney Channel entra para a história ao exibir, pela primeira vez, um romance gay em uma série infanto-juvenil. A história se desenvolverá na produção Andi Mack, cuja segunda temporada estreia nesta sexta-feira (27) na TV norte-americana.

A série “Andi Mack” é líder de audiência nos Estados Unidos e é exibida  para crianças de 6 a 14 anos, o que significa que seu impacto inspirará e educará uma nova geração de pessoas e aliados LGBT. Produzido pelo criador de Lizzie McGuire, Terri Minsky, Andi Mack é interpretado por Peyton Elizabeth Lee – uma menina que descobriu que sua irmã mais velha é na verdade sua mãe. No próximo episódio, Andi descobre que seu melhor amigo Cyrus – interpretado por Joshua Rush – tem uma paixão pelo mesmo garoto que ela. E determinado momento, a história mostrará Cyrus de 13 anos chegar a um acordo sobre ser um adolescente gay no ensino médio. Cyrus conta para outro amigo, Buffy, sobre sua paixão.

A presidente da ONG GLAAD, Sarah Kate Ellis, disse que: “Com mais e mais jovens saindo como LGBTQ, Andi Mack reflete as vidas e viveu experiências de tantos jovens LGBTQ em todo o país. A televisão reflete o mundo da vida real e hoje que inclui jovens da LGBTQ que merecem ver suas vidas retratadas em seus shows favoritos.”

A Disney tem sido líder na inclusão de LGBTQ e há tantos jovens que ficarão felizes em ver a história de Cyrus. Embora seja inevitável que receba uma resposta negativa de organizações como One Million Moms, de conservadores e homofóbicos;  também será uma parte monumental da história da televisão e um enorme passo em frente para a visibilidade LGBTQ.

“E é uma história sobre adolescentes descobrindo quem eles são”, disse um porta-voz da Disney Channel ao site “The Hollywood Reporter”. “Terri Minsky, o elenco e todos os envolvidos no show têm grande cuidado em assegurar que seja apropriado para todos os públicos e envia uma poderosa mensagem sobre inclusão e respeito pela humanidade”.

No início deste ano, a Disney XD apresentou seu primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo em desenhos animados em um episódio de “Star vs The Forces of Evil”

Veja o trailer da série:

Veja também:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).