Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, comemorado no dia 1° de dezembro, a MTV estreia hoje, às 20h, o doc-reality “Deu Positivo”. Protagonizado por pessoas reais que vivem com HIV, o projeto traz relatos sobre os preconceitos enfrentados por quem vive com o vírus.

Doc-reality "Deu Positivo" narra luta de pessoas com HIV (Foto: Cine Group)
“Deu Positivo” narra luta de pessoas com HIV (Foto: Cine Group)

O programa estreia com a história de Victor Bebiano, de 23 anos e que recentemente tornou público o diagnóstico de HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo Guilherme Custódio, os dois formam um casal sorodiferente. Os jovens querem mostrar que as pessoas que convivem com HIV podem ter uma vida normal.

“Enquanto a gente não botar nossa cara, e mostrar quem a gente é, mostrar os nossos corpos, nossos rostos, mostrar como a gente vive, as pessoas vão continuar mantendo aquele estereótipo do passado”, afirma Victor.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CINE GROUP (@cinegroupbr)

Gravado durante a pandemia, “Deu Positivo” conta com três episódios inéditos e foi idealizado pela Vbrand e coproduzido com a Cine Group para a farmacêutica GSK/ViiV Healthcare.

Luta Contra o HIV/AIDS

Segundo dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, mas quase 11% destas ainda não foram diagnosticadas.

A pasta alerta para a importância da realização do exame, que pode ser feito gratuitamente na Unidades Básicas de Saúde (UBS).