Paola Carosella, chef de cozinha e jurada do MasterChef Brasil, mais seu sócio Benny Goldeberg, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai oferecer capacitação para transexuais e travestis na área de gastronomia.

A iniciativa que formará ajudantes de cozinha foi anunciada na última sexta-feira (10) em evento que reuniu representantes de empresas interessadas em ampliar a diversidade de seu quadro de funcionários. A primeira turma será composta por 25 transexuais e travestis que participam do Transcidadania, projeto da prefeitura de São Paulo que acolhe pessoas trans em situação de vulnerabilidade.


Assista também:


Ao todo, a capacitação terá nove módulos. Por meio deles, as alunas vão aprender a realizar tarefas básicas de uma cozinha de restaurante – incluindo o controle de resíduos, estocagem de alimentos e preparo de pratos básicos. Instruções sobre questões técnicas e burocráticas de uma cozinha profissional também estão previstas no curso.

Todas as aulas serão filmadas para servir de base para novos cursos. Além das aulas com a chef argentina, as alunas contaram ainda com workshops ministrados pela poeta e atriz Elisa Lucinda. A formatura da primeira turma do curso, cujo nome será escolhido pelas próprias alunas, está previsto para o dia 7 de dezembro de 2017.

As alunas que forem contratadas pelas instituições parceiras serão acompanhadas de perto para que a adaptação ao novo emprego seja satisfatória.

VEJA TAMBÉM:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).