O filme Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica é a mais nova aventura produzida pelo estúdio da Pixar e Disney e apresenta dois irmãos elfos adolescentes que embarcam em uma missão extraordinária para descobrir se ainda ainda existe magia pelo mundo. 

A obra estreou em 5 de março no Brasil e já foi lançado ao redor do mundo, mas alguns países do Oriente Médio baniram o filme.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A decisão vem por conta da personagem Specter (com voz de Lena Waithe na versão original), uma ciclope LGBT+ que comenta sobre sua relação homoafetiva com os protagonistas Ian (Tom Holland) e Barley (Chris Pratt).

Resultado de imagem para dois irmaos disney ciclope

Anunciada como a primeira personagem abertamente LGBT da Disney, a policial faz uma menção sobre sua namorada, e como é ajudar a criar o filho dela. Apesar de ser uma cena bem rápida, países como Kuwait, Omã, Qatar e Arábia Saudita baniram a obra das salas de cinema. 

Já a Rússia decidiu trazer o longa, mas censurado: na dublagem foi trocado o “namorada” por “parceiro”, deixando de lado qualquer menção sobre o gênero da personagem.