O participante Hélder, do Big Brother Portugal, transmitido pela emissora TVI, foi chamado ao confessionário pela produção do programa e ouviu um sermão do diretor da atração.
“No Big Brother, atitudes homofóbicas, sexistas, xenófobas e racistas são inadmissíveis tal como na nossa sociedade”, iniciou o diretor lembrando da gravidade de seus atos no confinamento.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
E continuou: “Esperamos que esta casa seja um retrato da sociedade de forma positiva e não negativa sendo preconceituosa”, lembrando ainda que “Portugal acordou extremamente revoltada com seus comentários”.
Por conta de suas atitudes, Hélder agora foi penalizado no jogo e o público deve decidir se ele fica ou sai da casa mais vigiada de Portugal. Veja o momento em que ele recebe a informação no vídeo abaixo:
Mas afinal, o que fez Hélder?
O participante já estava com sua imagem queimada no jogo por questões de assédio e machismo no confinamento, sendo considerado inconveniente e abusivo com as mulheres da casa. Ao tentar se defender com as garotas ele disse em uma conversa: “Sei que devo estar passando imagem de mulherengo lá fora, mas não é isso. É que eu prefiro ser mulherengo do que ser…”, disse ele apontando com a cabeça para o participante Edmar, que é gay.
Precisa fazer tanta força assim pra provar ser hétero, Hélder? Talvez então você não seja?
As sisters Soraia e Iury ouviram e ficaram indignadas com os comentários: “Tu não diga isso que não é piada nenhuma!”. Ele tentou se justificar: “Vocês não estão entendendo”, ao que elas responderam: “Estamos até demais. E não gostamos nada disso”. Assista ao momento abaixo:
Hélder tentou se explicar novamente negando ser homofóbico: “Quando apontei, quis me referir à frase (“Prefiro ser mulherengo do que ser…”) . Esta é uma frase que uso muito, mas não pra magoar ninguém. Se há pessoas com quem adoro conversar é com eles (homossexuais). Adoro falar com eles. E todos conseguem me entender!”.
Ao ser confrontado pelo apresentador Cláudio Ramos sobre suas falas em outro momento, ele tentou novamente se justificar, mas piorou: “Adoro esse tipo de pessoas!”, ao que o apresentador respondeu: “Não se refira dizendo ‘tipo de pessoa’, por favor. Não sou um tipo de pessoa. Sou uma pessoa”.
Hélder continuou: “Tenho vários amigos que são…”, ao que o apresentador completou: “Homossexuais, Hélder. Não tenha medo de falar essa palavra”. Nisso, Hélder disse que não gostava de falar palavras como “preto” ou “homossexual”. E Cláudio respondeu: “A minha filha, se tiver que dizer a orientação sexual do pai, diz que ele é homossexual… Agindo assim você magoa estas pessoa”.
O participante Edmar, que foi quem foi ofendido pela homofobia de Hélder, chegou a cogitar deixar o reality em um desabafo no confessionário. Entretanto, mais tarde, Hélder pediu desculpas ao brother por suas atitudes com um abraço.

Agora está nas mãos do público votar pra Hélder sair ou ficar na casa.