Nunca se discutiu tanto sobre militância em um BBB quanto agora, né?

Lumena, Nego Di, Karol Conká e Projota entraram como favoritos na casa mais vigiada do Brasil e já com um grande fã-clube de ativistas e militantes que adoraram a ideia de ver tanta gente empoderada na casa.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Mas como sabemos, nem tudo saiu como o planejado e o tiro saiu pela culatra por conta de atitudes que mostraram e ensinaram que militância não é nada sem compaixão. Que apontar o dedo não vale mais do que educar ou perdoar.

Dito isto, ontem no BBB, Viih Tube, Juliette, Gil e Sarah conversavam no quarto cordel quando Juliette se sentiu inspirada e deu um discurso lindo e necessário sobre militância, refletindo inclusive sobre Lumena e seus posicionamentos e atitudes.

“Existem pessoas aqui que realmente são militantes! E até elas – não só Lumena – fizeram coisas que podem ser interpretadas de maneira negativa pela própria militância!”.

VEJA TAMBÉM:  BBB21: Caio adere ao movimento #FreeBritney; entenda

Viih Tube pediu algum exemplo e Juliette respondeu: “Eu notei isso. Comigo, com Caio, com até outras pessoas e você”.

Juliette do BBB: acordando para o jogo. (Foto: Reprodução / Gshow)
Juliette do BBB: acordando para o jogo. (Foto: Reprodução / Gshow)

Em seguida, Juliette falou sobre o que é a militância pra ela: “A militância não pode ser agressiva. A função não é só resistência. É ensinar”.

juliettjuliettA participante do BBB então lembrou que as vezes é necessário sim mais energia: “Existem situações em que ela precisa ser agressiva, mas existem situações em que ela pode falar de outra forma se ela quiser falar de outra forma se ela quiser ensinar!”

Juliette também lembrou os erros de Lumena: “Ela deveria ter a calma de ensinar. Se você não quiser ensinar, são outros quinhentos. Mas não se cobre dessa forma apesar do sofrimento que você já passou com cancelamento! Ela pode ter traído o movimento…”.

VEJA TAMBÉM:  BBB21: Crocheteira viraliza com bonecos em homenagem a Lucas e Gilberto

Sensatíssima, né? Veja o vídeo e o discurso na íntegra no tweet abaixo:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).