Durante a quarentena imposta pela pandemia do covid-19, a TV e as plataformas de streaming tem sido uma tábua de salvação para inúmeros telespectadores em todo o mundo.

No ano passado, nos distraíram dos horrores diários da pandemia reality shows, filmes (antes lançados no cinema e agora voltados ao streaming direto) e várias séries. Dentre estas, tivemos muitas com representatividade LGBT incríveis.

E passado 2020, o que podemos esperar para 2021? Pensando nisso, segue abaixo um ranking com algumas dicas recomendadas pelo Gay Times de obras com representatividade LGBT que podemos esperar para este ano que se inicia e já faz com que a gente fique ansioso para assistir

Pose

Pose é uma das séries que estreia nova temporada em 2021. (Foto: Divulgação)
Pose é uma das séries que estreia nova temporada em 2021. (Foto: Divulgação)

A premiada série de temática LGBTQIA+ super premiada, Pose, tem o maior elenco trans e negro das produções atuais. De acordo com a Variety, a terceira temporada de Pose retomou a produção em outubro, o que significa que é muito provável que volte ao ar este ano, provavelmente no fim do primeiro semestre. Foi noticiado que a série teve mudanças de roteiro devido as preocupações com covid, como menos cenas com aglomeração e beijos.

Queer Eye

A 6ª temporada de Queer Eye, da Netflix, traz o retorno dos cinco fabulosos. A data ainda não está definida, mas um tweet mostrando os cinco integrantes da trupe gravando a nova temporada deixou os fãs tranquilos pela continuidade da série. Veja abaixo

Queer Eye Brasil

Queer Eye Brasil é uma das séries brasileiras que a Netflix aposta para 2021.
Queer Eye Brasil é uma das séries brasileiras que a Netflix aposta para 2021.

Uma versão brasileira do Queer Eye (veja aqui o trailer!) também é esperada para 2021. Se trata da primeira versão da série realizada com outros integrantes em outro país. Embora não tenha dado uma data exata de estreia divulgada ainda, é certo que a primeira temporada do programa chega em 2021.

No Brasil, os apresentadores serão: Fred Nicácio (bem-estar), Guto Requena (design), Luca Scarpelli (cultura), Rica Benozzati (estilo) e Yohan Nicolas (beleza).

American Horror Story

Depois de pular um ano em 2020 pela primeira vez devido a complicações com o coronavírus, que impediu as grandes produções, a aclamada série de terror de Ryan Murphy finalmente volta este ano, ainda sem data exata confirmada. E claro, haverá alguns rostos familiares. Há boatos de que a nova temporada tenha como tema alienígenas. Além disso, Ryan Murphy anunciou ainda uma nova série secundária intitulada American Horror Stories, que irá falar de lendas, mitos e tradições de terror a cada episódio. A série, é claro, terá vários de seus atores LGBTs queridinhos. Sarah Paulson inclusive já está confirmada!

Euphoria

Rue e Jules em Euphoria da HBO. (Foto: Divulgação)
Rue e Jules em Euphoria da HBO. (Foto: Divulgação)

O grande sucesso da HBO teve um hiato enorme devido ao coronavírus, mas enfim faz seu retorno em 2021. Por causa disso, o criador da série Sam Levinson filmou dois episódios especiais para “preencher a lacuna” até a segunda temporada, sendo que um deles já foi ao ar, onde vimos os dilemas de Rue (Zendaya) que, à beira de outra recaída com as drogas, passou uma hora discutindo o vício em drogas e sua falta de fé com Ali (Colmon Domingo). O próximo episódio especial a ser lançado deve mostrar o retorno de Hunter Schafer como Jules, e irá ao ar no dia 24 de janeiro na HBO. A data exata para a segunda temporada ainda não foi anunciada, mas especula-se para o segundo semestre de 2021.

Batwoman

Batwoman está entre as estreias de novas temporadas das séries em 2021. (Foto: Divulgação)
Batwoman está entre as estreias de novas temporadas das séries em 2021. (Foto: Divulgação)

Programado para o fim de janeiro, Batwoman traz a atriz Javicia Leslie fazendo história como a primeira super-heroína negra, no papel da Batwoman. Já estreia no próximo dia 17! Na 2ª temporada de ‘Batwoman’, quando Ryan Wilder descobre o uniforme da Batwoman pela primeira vez, ela não faz ideia de como sua vida está prestes a mudar drasticamente. Uma lésbica atrevida e esperta com um passado difícil, ela vê esta como sua chance de finalmente ser poderosa e não mais uma vítima que sobrevive nas ruas difíceis da cidade.

RuPaul’s Drag Race

A primeira das produções LGBT a estrear em 2021, logo no dia 1º, Rupaul’s Drag Race leva ao ar sua 13ª temporada pelo VH1 nos Estados Unidos, com 13 novas queens competindo pelo título de America’s Next Drag Superstar. Já no Reino Unido teve a estreia da 2ª temporada de Drag Race UK com uma linha repleta de estrelas de jurados convidados, incluindo Dawn French, Gemma Collins, Jessie Ware, Jodie Harsh, Lorraine Kelly, Liz Hurley, Maya Jama, MNEK, Natalie Cassidy e Raven. And may the best drag queen win!

Elite

Ainda sem data de estreia confirmada, mas planejada para este ano, a série adolescente da Netflix terá sua quarta temporada. Boa notícia, né? A má notícia é que Mina El Hammani (Nadia), Danna Paola Lucrecia (Lu), Ester Expósito (Carla), Álvaro Rico (Polo) e Jorge López (Valerio) foram desligados da série por motivos ainda pouco explicados. Logo após o anúncio, a Netflix revelou que Elite trará quatro novos membros do elenco: Manu Rios, Carla Díaz, Martina Cariddi e Pol Granch. Em um comunicado à imprensa, a Netflix disse que as estrelas farão “parte do universo de uma forma ou de outra”, e que seus personagens “se cruzarão com Guzmán, Samuel, Ander, Omar, Rebeca e Cayetana”.

Sex Education

As duas primeiras temporadas da série Sex Education, da Netflix, receberam elogios pelas performances do elenco, abordando assuntos delicados e sua representação diversificada da comunidade LGBTQ+. A terceira temporada ainda não tem data exata de estreia, mas acontecerá neste ano ainda no primeiro trimestre. Na nova fase, a série de drama e comédia dá as boas-vindas a três novos membros do elenco. Jemima Kirke foi escalada como uma personagem chamada Hope, que irá substituir Michael Groff (Alistair Petrie) como a nova diretora de Moordale. O cantor, compositor e ator de Minnesota Dua Saleh interpretará Cal, um estudante não binário que entra em conflito com Hope, enquanto a estrela de Harry Potter, Jason Isaacs, se juntará à família Groff como Peter Groff, o irmão mais velho do ex-diretor da escola.

Love, Victor

A primeira série de temática LGBT da Disney, Love, Victor foi confirmada para retornar para uma 2ª temporada antes mesmo de sua estreia ir ao ar. E com os atrasos do covid-19, isso deve acontecer só agora em 2021. No Brasil, a expectativa é de que a série estreie oficialmente no lançamento do serviço Disney Plus Star (um derivado do Disney+ com conteúdo voltado ao público mais adulto), com previsão para o primeiro semestre de 2021.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).