A Disney finalmente lançou o remake de Mulan em versão live action e os fãs LGBT que já assistiram a produção (lançada hoje, dia 4 no Disney Plus) já foram às redes fazer sua queixa contra a produção que que deveria ter lançamento global nos cinemas em março, mas a pandemia de coronavírus impediu.

O fato é que Mulan trouxe algumas mudanças importantes deixaram os fãs bem desapontados e perplexos. O personagem Li Shang, amplamente considerado um ícone bissexual, foi cortado do remake por causa da preocupação de que seu relacionamento com Mulan representasse uma dinâmica de poder misógina (a justificativa faz sentido).

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

No filme de animação original, Li Shang se apaixona por Mulan depois que ela entra no exército disfarçada de homem. Embora ele nunca tenha sido explicitamente confirmado como gay pela Disney, ele há muito tempo é popular entre os fãs bi por causa disso.

VEJA TAMBÉM:  Disney libera primeira foto do live-action de Mulan

O personagem de Li Shang foi desfeito e substituído por dois personagens masculinos separados no remake – e com isso, muito do charme queer do filme original foi embora. Alguns fãs criticaram o filme por sua falta de representação LGBT e muitos também ficaram confusos sobre porque ele foi privado de seus números musicais icônicos.

Os fãs de Queer Mulan se prepararam para a decepção quando foi revelado em 2018 que o ícone bissexual Li Shang seria cortado do remake de live action de Mulan, tanto que o produtor Jason Reed abordou a polêmica em fevereiro após o movimento #MeToo.

“Achamos que, de várias maneiras, era uma espécie de justificativa de comportamento que estamos fazendo tudo o que podemos para sair de nossa indústria”, disse ele, de acordo com SlashFilm. Reed disse que no novo Mulan, que não é um remake direto do filme de 1998, mas sim baseado no folclore chinês original.

“Nós temos a mesma dinâmica e neste filme, eu realmente acho que funciona de uma forma mais sofisticada porque ele está tentando fazer amizade com outro soldado. Ele é ambicioso, ele quer ser o melhor aluno da classe e de repente ele pode estar desafiando Mulan”.