Quais as chances de um fã de alguma diva pop ser contra o casamento gay? A princípio nenhuma, eu diria, não é mesmo? Afinal, todas se mostram sempre tão pró-LGBT.

Mas segundo uma pesquisa, dentre as divas pop da geração atual, se você for fã de Taylor Swift, é maior a sua chance de poder ser conservador e até mesmo contra o casamento gay.

O levantamento que cruzou opiniões políticas e gostos musicais, foi feito com mais de mil pessoas pela empresa americana de ingressos de shows, TickPick.

De acordo com os resultados, impressionantes 19,7% dos fãs de Taylor se declaram contra a união de pessoas do mesmo gênero. Pra se ter ideia, entre fãs do rapper Kayne West, o número cai para 17%.

Um motivo apontado pode ser a ligação ao country, o que atrai uma fanbase mais conservadora. Segundo a pesquisa, o estilo é um dos favoritos dentre os eleitores republicanos e a população mais conservadora.

Acima de Taylor no ranking vem também uma diva, mas das antigas. Certamente por ter em sua fanbase uma geração mais velha e ainda com muito preconceito enraizado, Celine Dion encabeça a lista de divas pop com fãs conservadores, com 22,3% se dizendo contra.

Provavelmente também pela questão geracional, isso pode ser observado entre fãs de Elvis Presley, onde 19,5% é contra o casamento igualitário.

Vale lembrar que, em 2017, Celine Dion escreveu uma carta pública em apoio a comunidade LGBT no mês do orgulho LGBT no site da Billboard: “Sempre disse que música é uma língua sem barreiras, como devem ser o amor e as emoções”, disse a diva na época. Mas nada disso parece comover esta parcela conservadora da fanbase.

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 70% das pessoas que ouvem música alternativa, rock clássico e blues são a favor do casamento gay.

Também aprovação do casamento gay bem alta e próxima de 90% vieram os fãs de David Bowie, Lady Gaga, Lil Wayne e Tupac Shakir. Próximos na lista também aparecem – sem novidades – fãs de bandas como Queen, Elton John e Eagles, muito bem colocados no ranking, com quase toda fanbase sendo a favor da união de pessoas do mesmo gênero.

O resultado completo da pesquisa pode ser visto aqui no site da TickPick.

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).