Jonathan Van Ness criticou JK Rowling por seus recentes comentários transfóbicos no Twitter.

A estrela do Queer Eye criticou a visão de Rowling sobre pessoas trans e o momento escolhido por ela pra fazer seus comentários, enquanto as pessoas ao redor do mundo concentram suas energias no movimento Black Lives Matter.

“Mulheres trans são mulheres”, escreveu Van Ness no Twitter. E continuou:  “Pessoas trans negras e pessoas não negras trans são discriminadas todos os dias. Eles estão morrendo. Estamos lutando por negros e trans e você está fazendo isso?”, escreveu.

Em um tweet subsequente, Van Ness compartilhou uma página do GoFundMe para um fundo de mulheres trans sem-teto e agradeceu a Rowling “pelo lembrete de doar”.

O especialista em cuidados com a aparência do Queer Eye também publicou uma capa de livro amplamente compartilhada “Harry Potter e a Audácia deste P**Ta”, e disse que lamenta ter participado de uma recente série na web em que celebridades leem seções do primeiro livro de Harry Potter.

Van Ness leu a parte do Chapéu Seletor ao lado de Olivia Colman e Kate McKinnon na série – mas agora ele deseja poder recuperá-lo.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).