Recentemente viralizou nas redes sociais e vários sites de fofoca – em um verdadeiro desserviço da mídia – uma notícia sobre o ex-RBD Christian Chávez, que apenas estimula o estigma e preconceito contra pessoas que vivem com HIV. E precisamos falar sobre isso.

O relato que veiculou foi o seguinte: Um ex-garoto de programa que se chama Josh está acusando o ex-RBD Christian Chávez de lhe transmitir HIV propositalmente, chegando a entrar com um processo na justiça contra o cantor por isso.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O fato apenas fomenta mais ignorância em relação a pessoas que vivem com HIV, pois alimenta a ideia errada de que a relação entre sorodiferentes (relacionamento entre uma pessoa que vive com HIV e a outra não) é um risco. Um fato ainda pouco divulgado sobre pessoas que vivem com HIV é que: quem se medica, se torna indetectável, ou seja, não transmite o vírus.

E mesmo que a pessoa quisesse, não teria como transmitir porque se medicando não há carga viral suficiente no sangue para possibilitar a transmissão via sexual. A única possibilidade de uma pessoa que vive com HIV transmitir o vírus seria parando de se medicar por um longo período. A carga viral em seu corpo cresceria, e aí sim ela teria como passar o vírus a frente.

VEJA TAMBÉM:  Christian Chávez já ficou com Beni Falcone e Tatá Werneck deu uma de cupido; entenda

Só que neste caso, a pessoa colocaria sua própria saúde em risco, uma vez que, com carga viral alta, seu sistema imunológico pode ficar debilitado, abrindo portas para doenças oportunista e podendo adoecer e até morrer de AIDS. Oras, quem arriscaria sua própria vida e saúde só pra correr o risco de colocar (ou não colocar, só se arriscar mesmo! Porque transar não significa necessariamente que vá transmitir em toda relação) a vida do outro em risco?

No próprio relato de Josh, os comprimidos de HIV de Christian são citados no seguinte trecho em que o ex-garoto de programa dramatiza a situação: “Ele (amigo de Christian) me contou que ia ao Seguro Social para buscar os medicamentos do Christian, porque ele não queria que a imprensa descobrisse. Nesse momento senti o mundo desabar sobre mim, e confirmei que ele me contagiou“.

Só por este trecho, dá pra apostar tranquilamente que o ex-garoto de programa Josh está mentindo. Oras, se Christian Chavéz se medica, ele é indetectável e não teria como transmitir o HIV. Além do que, não há como garantir que uma relação desprotegida com uma pessoa que vive com HIV, mesmo que esta tenha carga viral alta, lhe transmita o HIV necessariamente.

VEJA TAMBÉM:  Christian Chávez revela que pensou em suicídio após se assumir gay
Josh acusa ex-RBD Christian Chávez de lhe transmitir HIV. (Foto: Reprodução)
Josh acusa ex-RBD Christian Chávez de lhe transmitir HIV. (Foto: Reprodução)

Estatisticamente inclusive, sabe-se que as pessoas que transmitem o HIV hoje em dia são justamente as que vivem com HIV e não sabem disso. Isso porque, sem fazer o tratamento, aí realmente pode existir carga viral no sangue suficiente pra que o vírus seja transmitido.

Pra se ter ideia de números, no Brasil há cerca de 1 milhão de pessoas que vivem com HIV, mas cerca de 130 mil vivem com HIV e não sabem disso, estando assintomáticas.

Sem testagem frequente de ISTs, uma pessoa pode tranquilamente viver com HIV sem saber e acabar transmitindo por aí o vírus a frente, muito diferente de quem vive com HIV e tem consciência disso, se tratando e tendo uma vida completamente normal, sem colocar nem sua saúde em risco e nem a de quem se relaciona, já que não transmite o vírus (sério, precisa repetir isso de novo?).

VEJA TAMBÉM:  Christian Chávez posta foto provocante e leva fãs ao delírio

Acima de tudo, vale lembrar: não há como provar de onde ou de quem veio o HIV adquirido. Josh está simplesmente fazendo uma acusação em falso contra Christian Chávez.

Existem milhões de pessoas que vivem com HIV e Christian Chávez certamente não foi o único alecrim dourado com quem o ex-garoto de programa teria transado nesta condição, né? Como acusar então de quem veio? Isso não existe e nem há como provar. Quem deve processar Josh é Christian Chávez pela acusação.

A mídia no geral inclusive está prestando um verdadeiro desserviço ao propagar as acusações de Josh sem deixar claro ao público leigo que não se transmite HIV desta forma. Perdendo a excelente oportunidade de propagar que, quem vive com HIV e se trata, tem uma vida normal e não transmite o vírus.

Alguma dúvida de que a acusação do ex-garoto de programa é só uma tentativa desesperada pra aparecer e ganhar fama às custas de Christian Chávez, além é claro, de junto a isso apenas estimular o preconceito e ignorância em relação a pessoas que vivem com HIV e casais sorodiferentes? Não há outra explicação.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).