Chi Chi DeVayne – o nome artístico de Zavion Davenport, que competiu em duas temporadas de RuPaul’s Drag Race, morreu aos 34 anos, na última quinta-feira, 20.

A notícia do falecimento da drag queen chegou menos de uma semana depois de DeVayne informar a seus seguidores no Instagram que estava de volta ao hospital.

A família de Chi Chi compartilhou uma postagem no final do dia na conta da estrela no Instagram: “É com grande tristeza que minha família e eu anunciamos o falecimento de meu amado filho, Zavion Michael Davenport, o mundialmente conhecido ‘Chi Chi DeVayne’”, dizia o post.

A família disse que os planos para os arranjos finais ainda estavam por vir e compartilhou “suas palavras finais com sua família e fãs, ‘Nunca desista!'” “Mantenha-me em suas orações. Estarei de volta em breve”, disse DeVayne em uma mensagem de vídeo compartilhada na manhã de sábado, que a mostrava conectada a um equipamento médico enquanto estava deitada em uma cama de hospital.

DeVayne foi hospitalizada anteriormente em julho com pressão alta e suspeita de insuficiência renal, dizendo aos fãs que tinha cateteres em seu coração e rins instalados cirurgicamente antes de se submeter ao tratamento de diálise. Ela acabou recebendo alta no final daquele mês.

“Estou com o coração partido ao saber do falecimento de Chi Chi DeVayne”, disse RuPaul em um comunicado fornecido à EW. “Estou muito grato por termos experimentado sua alma gentil e bela. Ela fará muita falta, mas nunca será esquecida. Que seu espírito generoso e amoroso brilhe sobre todos nós.”

A nativa de Shreveport, Louisiana, ganhou destaque nacional na 8ª temporada da RuPaul’s Drag Race, onde se deslumbrou com sua inteligência e personalidade antes de terminar a competição em quarto lugar. Mais tarde, DeVayne foi convidado a voltar a competir no terceiro spin-off do All-Stars em 2018, mas foi eliminado no quarto episódio.

Além de suas aparições em RuPaul’s Drag Race, DeVayne teve uma pequena participação na 1ª temporada da comédia dramática da Apple TV + antologia Little America, apareceu na série Bootleg Opinions do YouTube de Yuhua Hamasaki, ex-aluno de Drag Race, e participou de um episódio da popular conversa queer show Hey Qween, além de seus vários shows e turnês como artista drag. Chi Chi é a segunda competidora de Drag Race a morrer desde o início do programa, após a morte do competidor da 2ª temporada Sahara Davenport, que morreu de insuficiência cardíaca em 2012.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).