Um documentário contando a vida de uma mulher trans de 85 anos acaba de ganhar um prêmio na categoria Escolha da Audiência no renomado festival de cinema Sydney Mardi Gras Film no último final de semana.

Becoming Colleen (ou “Se tornando Colleen”) foi produzido e dirigido por Ian Thomson e conta a história de Colleen, que viveu boa parte da sua vida como homem, em um corpo que nunca reconheceu ser o seu e em uma época onde sua condição era muito mais difícil de ser diagnosticada e efetivamente vivida.

Na obra, Collen conta a história de seu romance com sua última esposa, Heather. Ela explica como, com todo seu apoio, teve coragem de se aceitar e transicionar de gênero, deixando de ser Colin para se tornar Colleen, quem sempre foi no fundo.

De noite era quando Colleen usava os vestidos, sapatos e saias, suas obsessões e quando se sentia mais a vontade ainda de maneira escondida. O filme ainda fala da ida de Colleen para a Tailândia em busca de cirurgias que a tornassem mais feminina e até adaptasse seus genitais ao gênero que entende pertencer.

Ian Thomson, o diretor do longa, falou sobre a importância de se tratar deste assunto no cinema: “Precisamos falar da história destas pessoas que foram tão marginalizadas e não encontravam espaço na mídia e nem eram ouvidas ou representadas. É papel da cultura mostrar experiências, vidas, amores e celebrar a diversidade humana que é inerente a nossa sociedade”.


Assista também:


Assista abaixo ao trailer de Becoming Colleen:

Em 2014, o diretor Ian Thomson também ganhou prêmio noSydney Mardi Grass por outro documentário, Out in the Lineup, que fala sobre o tabú da homossexualidade na comunidade surfista.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).