Detalhes da vida íntima do príncipe George, duque de Kent, estão se tornando públicos em um novo documentário que será veiculado no canal britânico Smithsonian Channel.

Private Lives of the Windsors, uma série de três partes sobre a família real britânica, dedica um segmento a discutir como o príncipe George se rebelou contra a tradição ao submergir na “potencialmente escandalosa” vida noturna de Londres no início do século XX.

Pra quem não sabe, Jorge – o Duque de Kent – foi um membro da família real britânica, o quarto filho de rei Jorge V e de Maria de Teck. Ele deteve o título Duque de Kent de 1934 até sua morte em 1942. 

“Era tão diferente da vida formal em que ele foi criado”, disse o autor do documentário, D.J. Taylor. “De repente, do lado de fora dos portões do palácio havia um mundo alternativo socialmente livre e fácil que ele poderia pegar e sair como quisesse”.

E essa ruptura com a tradição não se limitou a festas. Também estava relacionado à orientação sexual do monarca, fora dos padrões “hétero cis normativos” da realeza britânica. “O príncipe George curtia de tudo: homens, mulheres, ele não discriminava ninguém”, disse a narradora Christy Meyer. “Ele não colocava limites em seu desejo”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Além de desrespeitar as normas sociais da época, o príncipe George também desrespeitou a lei britânica. “É preciso lembrar que, naquela época, a homossexualidade era ilegal”, disse o biógrafo real Christopher Warwick. “Você poderia ir para a prisão por isso.” O sexo entre homens na Inglaterra não era permitido legalmente até a aprovação da Lei de Ofensas Sexuais de 1967.

Família real britânica em 1935. George à direita.

Em sua vida, houve rumores de que o príncipe George tenha vivido casos com muitos homens e mulheres, incluindo o escritor Cecil Roberts e o dramaturgo e ator Noël Coward. Esses assuntos não escaparam ao conhecimento de sua família. Por exemplo, seu relacionamento com Poppy Baring foi abafado porque ela não era considerada “digna de Windsor”, relatam os documentos.

Private Lives of the Windsors estreia na segunda-feira, 7 de outubro, às 20h no Smithsonian Channel.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).