O diretor de “God’s Own Country”, Francis Lee, pediu aos usuários do Amazon Prime nos EUA que não assistam o drama romântico aclamado pela crítica depois que várias cenas de sexo gay foram cortadas da obra.

O cineasta foi ao Twitter na manhã da última quarta-feira (20 de maio) para fazer seu desabafo.

“Caros amigos”, escreveu Lee, “God’s Own Country parece ter sido censurado no Prime Video (Amazon Prime). Até que isso se esclareça, não alugue ou compre. Não é o filme que eu pretendia fazer.”

Lançado em 2017, o filme estrelado por Josh O’Connor e Alec Secăreanu, recebeu prêmios por sua fidelidade nua e crua ao desejo pelo mesmo gênero.

De acordo com relatos de usuários do Twitter e clientes da Amazon Prime, a versão disponível na plataforma é “light” e contém apenas duas cenas de relacionamento mais discretas entre dois homens.

Os comentários escritos pelos espectadores do Amazon Prime parecem corroborar a afirmação de Lee. Uma crítica que data do dia de 6 de maio alegou que a “versão do Amazon Prime está faltando nas cenas da versão original”.

Outro usuário a chamou de “versão resumida” do filme, enquanto um usuário que assistiu ao filme em 16 de maio se declarou “decepcionado com o Amazon Prime por editar […] certas cenas”.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).