Jamie Clayton é uma baita atriz e disso todo mundo já sabe. O papel que a gata fez interpretando ”Nomi” em Sense8 foi de tirar o fôlego muitos sentidos.
Pois bem. Ontem (4), Jamie publicou no seu twitter um desabafo bem honesto em relação à falta de oportunidade de papéis para atores trans, sejam estes papéis transgêneros ou cisgêneros.
Actors who are trans never even get to audition FOR ANYTHING OTHER THAN ROLES OF TRANS CHARACTERS. THATS THE REAL ISSUE. WE CANT EVEN GET IN THE ROOM. Cast actors WHO ARE TRANS as NON TRANS CHARACTERS. I DARE YOU #RupertSanders @NewRegency #ScarlettJohansson https://t.co/RkrW8MeGcG
— Jamie Clayton (@MsJamieClayton) July 4, 2018
”Atores trans nunca conseguem audição para qualquer outro papel que não seja de personagem trans. Esse é o problema! Nós não conseguimos nem entrar nos testes! Contratem atores trans para fazerem personagens que não são trans!! Eu desafio!!”, disse a atriz.
O desabafo de Jamie não veio em vão. Fora muito do que já passou na vida, o post veio a tona por conta da polêmica recente envolvendo a atriz Scarlett Johansson que irá interpretar um homem trans em um novo filme chamado ”Rub and Tug’‘. A obra contará a história real de Dante ”Tex” Gill, um homem trans que viveu na década de 70.
Como ”Nomi” quis dizer, o problema não é necessariamente uma atriz cis interpretar personagens transgêneros, mas sim a falta de oportunidades de pessoas trans interpretando personagens cis.
Como já disse a atriz Maria Clara Spinelli no quadro 24 Perguntas do Põe Na Roda, nenhum ator trans consegue viver só de fazer papéis trans. E como Jamie deixou claro, dificilmente estes são escalados para papéis de personagens não transgêneros (ou cisgêneros).
Falando nisso, se ainda não viu, assista a entrevista abaixo:
Até quando teremos que lidar com a falta de oportunidades para pessoas trans em qualquer mercado de trabalho, né?
Veja também: