A Apple acaba de lançar sua nova atualização incluindo 70 novos emojis ao vasto catálogo de expressões, carinhas, objetos, animais, sinais, enfim… tem de um tudo lá, não é mesmo? Na verdade não.

Um dos emojis mais pedidos à companhia, incentivando campanhas online e abaixo assinado, foi o de um que representasse a comunidade trans. Até agora pelo menos na nova coleção, essa parcela da população continua sendo ignorada.

Que a gigante da tecnologia, Apple, é uma empresa que sempre se mostrou ao lado da comunidade LGBT, isso não é novidade.

Por isso muito espanta a companhia ignorar campanhas e pedidos feitos na Internet por milhares de pessoas pedindo um emoji de bandeira trans.


Assista também:


Recentemente houve inclusive uma campanha unindo milhares de adeptos de maneira muito bem humorada sugerindo que as pessoas usassem o emoji de lagosta para falar dos transgêneros.

Em uma crítica irônica, a mensagem era: por que uma companhia se preocupa em gastar milhões de dólares criando desenhos e pagando direitos autorais para representar lagostas – um emoji que claramente quase ninguém usa – mas não se preocupa em representar uma parcela expressiva da população, ainda tão marginalizada e mal representada?

Dentre os novos emojis aparentemente mais importantes para a Apple do que a visibilidade trans, estão um dente, um mosquito, osso, imã, bandeira de pirata, novelo de lã, alfinete, sal, cisne, esponja de banho, dentre outros como você pode ver abaixo:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).