A cada ano, cada vez mais artistas perdem o medo de viver escondendo a própria sexualidade, algo que ainda é tabú no meio artístico onde a maioria dos profissionais LGBTs ainda prefere viver enclausurado no armário com medo de perder público, patrocínio, emprego ou até mesmo por uma questão de homofobia internalizada.

Bora então relembrar 30 famosos que enfrentaram esse medo e fizeram um favor não apenas para si, mas ao mundo ao redor, servindo de exemplo à sociedade e mostrando que você pode sim ser quem você é e fazer o que você quiser?

Assista no vídeo a seguir, as 10 saídas do armário que mais deram o que falar em 2017:

E logo abaixo, uma seleção de 30 (sim, trinta!) casos de famosos que se declararam LGBTs neste ano que passou:

1- Danny Watts: o piloto britânico é o primeiro caso de um automobilista que se assume gay. Ele afirmou que não se via tão feliz há muito tempo, mas que o mundo dos esportes e do automobilismo ainda é muito homofóbico e, por medo de perder torcida e até patrocínio, muitos ainda preferem continuar no armário.

2 – Sam Alves: quem também se assumiu foi o ganhador do The Voice Sam Alves em suas redes sociais. A “novidade” pouco surpreendeu o público que já contava como certa a sexualidade do cantor mesmo antes da confirmação.

Erick Krominski

3 – Erick Krominski: o ex-CQC se assumiu gay em um post do Instagram e mostrou o seu namorado.

4 – Daniel Newman: o ator, que faz parte do elenco de “The Walking Dead”, usou o Youtube pra assumir publicamente sua sexualidade. E por que fazer isso? Ele explicou: “Não existe nenhum motivo para eu esconder minha sexualidade. Quando você já conquistou tantas coisas incríveis e está escondendo quem você é, está ferindo milhares de pessoas”.

5 – Shwan Barber: atleta e campeão mundial do salto com vara.

6 – Barry Manilow: o cantor de 73 anos disse que era gay durante uma entrevista. Ele disse que, por muito tempo, viveu no armário por medo de decepcionar seus fãs.

7 – Shepard Smith: o âncora da Fox News, se abriu pela primeira vez sobre a sua sexualidade. Ele falou que, apesar da dificuldade em se aceitar por anos, finalmente se assumiu e hoje lida com naturalidade com o assunto.

8 – Brian Vahaly: o tenista aposentado chegou a estar entre os melhores do mundo e, em entrevista recente, ele revelou que aos 37 anos está casado com o homem que ama e com quem tem dois filhos gêmeos.

9 – Alia Shawkat: a atriz, que faz parte do elenco do seriado “Arrested Development”, se assumiu bissexual. Ela afirmou que lembra que aos 10 anos já disse pra mãe que gostava de garotos e garotas. E continuou: “Me considero bissexual e acho que esse balanço entre as minhas energias masculinas e femininas inclusive me ajudou a crescer como atriz”.

10 – Leo Varadkar: médico, gay e primeiro-ministro da Irlanda. Quem está muito confuso com a notícia são os homofóbicos de lá. Isso porque parece que até agora, contrariando as expectativas, ele não obrigou ninguém da população a “virar gay” e nem saiu com um trator destruindo e botando fogo na casa das famílias tradicionais.

11 – Ryan Callaghan: o atleta, que já jogou pelo New England Patriots e pelo Kansas City Chiefs, contou que é gay em entrevista em julho. Ele disse que sabia sua orientação sexual desde adolescente, mas escondeu da família e amigos e por medo de prejudicar a sua carreira.

12 – Marcelo Cosme: o repórter da Globo News não exatamente saiu do armário mas abriu uma frestinha. Em seu Instagram ele postou uma foto no Dia dos Namorados com a legenda: 12 de junho, parceria.

13 – Ms Branbic: a primeira-ministra da Sérvia, em entrevista à CNN em julho, declarou: “Sempre fui gay e isso nunca foi problema pra mim. Gostaria de lembrar que a Sérvia não é um país retrógrado, homofóbico ou xenofóbico. Claro que temos a melhorar e há gente contra estes valores, mas acredito que já sejam minoria. Sinto um grande apoio da população”. A declaração a coloca como a terceira líder mundial assumidamente LGBT junto com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, e o primeiro ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.

Aaron Carter

14 – Aaron Carter: o irmão do backstreet boy Nick Carter, o rapaz escreveu uma carta aberta aos fãs. Nela, ele revelou ser bissexual e contou detalhes da sua primeira experiência sexual com um homem, que foi aos 17 anos, sendo que já se relacionava com menina desde os 13. Ele afirmou que isso não traz nenhuma vergonha e é um alívio poder tirar isso de dentro dele.

15 – Ryan Atkins: o jogador de futebol no Reino Unido saiu do armário em entrevista ao Sky Sports. Ele é o primeiro jogador profissional de futebol gay assumido da Inglaterra e afirmou que decidiu se assumir por saber da homofobia no futebol, da quantidade de jogadores que vivem no armário e também pra servir de inspiração a jovens que podem se inspirar sabendo que você pode ser quem você é e ter uma carreira em que for independente da orientação sexual.

16 – Colin Jackson: o ex-corredor dos 110 metros e atual narrador esportivo da BBC, também contou que é gay em entrevista.

17 – Brandon Flying: o astro da série “13 Reasons Why”, da Netflix, pouco depois de ter contado que é gay, foi visto na rua aos beijos com o namorado que é ninguém menos que o cantor Sam Smith.

18 – Sam Smith: o cantor, que muitos tinham como gay assumido, disse se sentir gênero fluido em entrevista. Às vezes se sente mais homem, às vezes mais mulher… enfim, não se preocupa muito com a questão do gênero pra si e se veste ou se comporta conforme tem vontade.

19 – Etta Ng Chok Lam: a filha do ator Jack Chan, de 17 anos, usou suas redes sociais pra dizer que é lésbica. Ela afirmou que demorou pra romper o silêncio porque cresceu rodeada de mentes fechadas e negatividade.

20 – Dan Amboyer: o ator das séries “Law & Order” e “The Blacklist” disse em entrevista à revista “People”: “Muitos me aconselharam a ficar calado. Há muitos atores que não falam sobre isso, mas também há Matt Bomer e Zachary Quinto. Olho pra eles e vejo que viver abertamente sua sexualidade pode sim ter um impacto positivo”.

21 – Karina Barros: uma das bailarinas do “Domingão do Faustão”, ela resolveu pedir a namorada, Camila, de 19 anos, em casamento sem fazer qualquer questão de esconder isso do mundo. A amada felizmente aceitou o pedido!

22 – Kevin Spacey: a saída do armário do ator consagrado de Hollywood tinha tudo pra ser incrível, se ele não tivesse usado a homossexualidade como cortina de fumaça pra disfarçar e tentar se livrar das acusações de assédio sexual. Numa tentativa de encobrir os assédios e ganhar biscoito da comunidade LGBT, ele saiu contando que era gay. Não funcionou e pegou bem mal. E o que podia ser um baita close certo, acabou virando um baita close errado, Kevin! Que pena!

Letícia Lima e Ana Carolina

23 – Letícia Lima: embora a atriz já esteja em um relacionamento com a cantora Ana Carolina há algum tempo e já rolavam boatos sobre o relacionamento das duas, ela – que ficou famosa pelos esquetes do “Porta dos Fundos” – só confirmou a sexualidade com todas as letras em fevereiro desse ano. Em entrevista à revista VIP, Letícia finalmente falou sobre quando sua rua encontrou com a rua da Ana Carolina: “Me senti atraída e não hesitei, não fiz nada, deixei acontecer”.

24 – Kristen Stwart: ainda que sempre tenham existido boatos de uma bissexualidade da Kristen Stweart, foi só em março desse ano que ela abriu o jogo mesmo em uma entrevista ao “The Guardian”, em que disse que é bissexual e isso não é nada confuso pra ela ao contrário do que as pessoas pensam por aí.

25 – Mark Foster: o ex-nadador olímpico, seis vezes campeão do mundo, bateu oito recordes mundiais, trabalha como comentarista na rede BBC Sports na Inglaterra, se assumiu gay.  Ele disse que estava cansado de dizer “meias verdades em público”.

26 – Lucas Miziony: que até agora assinava como Lucas Fernandes, estava com tudo pronto pra lançar seu terceiro álbum gospel em uma carreira que ia bem nesse estilo e ganhando vários ouvintes e fãs evangélicos. Acontece que ele se cansou de, como ele mesmo revelou, “usar uma máscara” e decidiu sair do armário lançando um novo EP com 4 músicas inéditas chamado “Homem ou Mulher”, em que inclusive ele aparece como drag queen na capa.

27 – Rutina Wesley: uma das estrelas de “True Blood” revelou que está noiva da Chef Sonda. Ela fez a personagem Tara na série de vampiros. Atualmente ela está no elenco da série “Queen Sugar”. Em um post no Instagram sobre o noivado ela escreveu: “Pensar demais é a maior causa da infelicidade. Se mantenha ocupado. Não coloque seus pensamentos no que não te ajuda”.

28 – Jonathan Bennet: por essa, Regina George não esperava: o ator ficou conhecido pelo personagem Aaron Samuels da série “Mean Girls” (ou “Meninas Malvadas” por aqui) e chegou ao Vale depois de assumir publicamente o namoro com o apresentador americano Jaymes Vaughan, que comanda os programas “The Talk” e “Acess Hollywood”. Em seu Instagram, Johnathan se declarou ao amado: “Eu te amo, querido #meupateta”.

29 – Haaz Sleiman: um ator libanês-americano mais conhecido por seu papel de Mohammed “Mo-Mo” De La Cruz na primeira temporada da série “Jackie Nurse”, da Showtime, saiu do armário no início deste ano. “Eu sou um homem gay, muçulmano e árabe-americano”.

30 – Keiynan Lonsdale: o ator que interpreta o Kid Flash na série “Flash”, assumiu em um post no Instagram a sua bissexualidade.

VEJA TAMBÉM:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).