Ser gay, lésbica, queer pode ser muito difícil, e isso muitas vezes é refletido na tela quando nossas histórias são contadas por meio de um filme. Isso é ótimo, porque é importante ver uma representação realista e que coloca muitas gente pra refletir sobre os males do preconceito. Mas e se quisermos ver mensagens de esperança e otimismo?

Esses filmes podem ser difíceis de encontrar, mas existem sim vários filmes LGBTs com final feliz. Segue a lista de 13 filmes elaborada pela revista britânica Gay Times pra você que tá afim de assistir a um bom filme de temática LGBT sem desidratar de chorar ficando sem esperança na humanidade ao final:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Elenco: Ghilherme Lobo, Fábio Audi, Tess Amorim, Lúcia Romano

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é uma filme teen premiado que começou a vida como um curta-metragem, e mais tarde foi adaptado para o cinema. O filme conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que luta pela independência, sobre ser gay e sobre o primeiro amor.

My Beautiful Laundrette (Minha Adorável Lavanderia) (1985)

Elenco: Gordon Warnecke, Daniel Day-Lewis, Saeed Jaffrey, Roshan Seth, Derrick Branche

Antes de “Me chame pelo seu nome”, “Moonlight” e “Brokeback Mountain”, havia “My Beautiful Laundrette”. O filme, que foi indicado ao Oscar e ao BAFTA, explora as complexas relações entre as comunidades paquistanesa e inglesa nos anos de Margareth Thatcher, e segue a relação romântica entre Omar (Warnecke) e o punk Johnny (Daniel Day-Lewis) ao se tornarem gerentes de uma lavanderia familiar em Londres.

Love, Simon (Com Amor, Simon) (2018)

Elenco: Nick Robison, Jennifer Garner, Josh Duhamel, Katherine Langford, Alexandra Shipp, Jr. Jorge Lendeborg, Keiynan Lonsdale

“Love, Simon” tornou-se o primeiro filme de um grande estúdio de Hollywood a focar em um romance adolescente do mesmo sexo quando foi lançado em 2018, fazendo história e recebendo aplausos de espectadores e críticos. Também parece inovador por ser um romance queer bem-humorado. Claro, existem os habituais ensaios e tribulações que os adolescentes passam – além de um grande retrato da dificuldade que está surgindo – mas, finalmente, amizade e amor vencem. Melhor ainda, é engraçado!

VEJA TAMBÉM:  Cenas explícitas gays de filme francês fazem público deixar sessão em Cannes; veja o trailer e as cenas

Saving Face (Livrando a Cara) (2004)

Elenco: Lynn Chen, Michelle Krusiec, Joan Chen, Wang Jin, Guang Lan Koh, Jessica Hecht

Em “Saving Face”, a atriz taiwanesa Michelle Krusiec interpreta Wilhemina Pang, uma cirurgiã de sucesso que está presa a sua mãe e amigos. Quando sua mãe (Joan Chen) é expulsa de casa por estar grávida fora do casamento, ela se muda com sua filha, colocando uma pressão sobre seu relacionamento com sua namorada e forçando-a a aceitar sua sexualidade.

Beautiful Thing (Delicada Atração) (1996)

Elenco: Henry Linda, Glen Berry, Neal Scott, Tameka Empson, Ben Daniels

O filme “Beautiful Thing” é estrelado pelo ator britânico Glen Berry como Jamie Gangel, um adolescente que se envolveu com seu colega de classe, Ste (Neal). Quando Ste é espancado por seu irmão traficante de drogas, a mãe de Jamie, Sandra (Henry) o acolhe, mas devido à ausência de uma terceira cama, ele é forçado a ficar com Jamie. O filme foi altamente elogiado no momento de seu lançamento, e conquistou um culto de seguidores entre a comunidade LGBTQ.

Imagine Me and You (Imagine Eu e Você) (2005)

Elenco: Piper Perabo, Lena Headey, Matthew Goode, Célia Imrie, Anthony Stewart Head, Darren Boyd

A estrela de Game of Thrones, Lena Headey, é Luce, uma florista que chama a atenção de Rachel (interpretada pela estrela do Coyote Ugly (Show Bar), Piper Perabo) no dia de seu casamento. As duas logo se tornam amigas íntimas e formam uma conexão romântica, o que faz com que Rachel questione o seu casamento. É uma comédia romântica queer muito boa!

Shelter (De repente, Califórnia) (2007)

Elenco: Trevor Wright, Brad Rowe, Tina Holmes, Ross Thomas

Quando seus sonhos de faculdade são deixados de lado por compromissos familiares, o aspirante a artista Zach (Wright) começa a sair e surfar com o irmão mais velho de seu melhor amigo, Shaun (Rowe). Os dois desenvolvem uma amizade próxima, que eventualmente floresce em algo mais. O que faz este filme LGBTQ se destacar é que ele realmente tem um final feliz. Shelter também ganhou o prêmio Outstanding Film no GLAAD Media Awards de 2009.

VEJA TAMBÉM:  Festival de cinema vai exibir filmes LGBTs no Maranhão

Pride (Orgulho e Esperança) (2014)

Elenco: Ben Schnetzer, Joe Gilgun, Faye Marsay, Dominic West, Andrew Scott, Freddie Fox, Chris Overton, Staunton Imelda, Jessica Gunning, Liz Branco, Bill Nighy, Paddy Considine, Rhodri Meilir

Essa história de comunidade parece muito boa, baseada em eventos reais e apresentando um elenco de estrelas e deixará você chorando de orgulho. Um grupo de ativistas lésbicas e gays se reúne para arrecadar dinheiro para as famílias atingidas pela greve dos mineiros britânicos de 1984, que acabou formando a bem-sucedida campanha Lésbicas e Gays de Apoio aos Mineiros. Foi fundamental para a progressão das questões LGBTQ no Reino Unido, e o final vai deixar você se sentindo esperançoso para o futuro.

Carol (2015)

Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson, Jake Lacy, Kyle Chandler, John Magaro, Cory Michael Smith

Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol ( Cate Blanchett) , uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias. Este filme é misto de muitas lágrimas e alguns sorrisos.

To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar (1995)

Elenco: Wesley Snipes, Patrick Swayze, John Leguizamo, Stockard Channing, RuPaul, Blythe Danner

A lendária comédia americana com Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Leguizamo como Vida, Noxeema e Chi-Chi, três drag queens de Nova York que embarcam em uma viagem para a final de uma competição de Drag Queens em Hollywood. Durante a viagem, seu carro quebra, deixando-as presas em uma pequena cidade. Swayze e Leguizamo foram nomeados para o Globo de Ouro de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. E um clássico cult, uma comédia muito boa.

VEJA TAMBÉM:  Boy Erased: Veja o trailer do novo filme sobre cura gay baseado em fatos reais

God’s Own Country (2017)

Elenco: Josh O’Connor, Alec Secăreanu, Ian Hart, Gemma Jones

Este drama de amor entre pessoas do mesmo sexo, que acontece nas terras altas de Yorkshire, conta a história do criador de ovelhas Johnny (Josh O’Connor) cuja vida muda com a chegada do imigrante romeno Gheorghe (Alec Secăreanu). Tendo recebido aclamação quase universal (e atualmente com 99% de aprovação no Rotten Tomatoes), o filme é imperdível para os amantes do cinema queer, especialmente se você é fã de narrativas de rivais angustiados tornando-se amantes.

Handsome Devil (2016)

Elenco: Fionn O’Shea, Nicholas Galitzine, Andrew Scott, Moe Dunford, Michael McElhatton, Ruairi O’Connor

“Handsome Devil” conta a história de Ned, um adolescente que vive em um internato irlandês, obcecado por rúgbi. Ele forma um vínculo estreito com o novo estudante e jogador de rugby, Conor, que está lutando com sua sexualidade. Espere a angústia típica adolescente e confusão, mas também muito humor e um grande exame da forma como masculinidade tóxica na escola – especialmente dentro de esportes – pode afetar os homens gays em seus anos de formação.

Black Mirror: San Junipero (2016)

Elenco: Mackenzie Davis, Gugu Mbatha-Brooker, Denise Burse, Raymond McAnally, Gavin Stenhouse

Ok, então estamos trapaceando um pouco com esse, mas dada a enorme quantidade de aclamação da crítica, os valores de produção brilhantes e o fato de que é mais de uma hora (isso é quase o comprimento do recurso, não confira) está incluindo isso na nossa lista. Ao contrário de outros episódios do Black Mirror, que pintam uma visão sombria do futuro e nossa relação com a tecnologia, San Junipero foi uma história de amor entre pessoas do mesmo sexo que (literalmente) durou décadas e contou com um final feliz.