A representatividade de pessoas não-bináries começa a aumentar a cada dia, ainda que seja, ainda hoje, uma pequena parte da comunidade LGBT. Pequena na quantidade, mas que faz uma grande revolução em padrões impostos, diga-se de passagem.

Pra quem não sabe, não bináries são pessoas que não se identificam estritamente com o gênero masculino ou feminino. O gênero, assim como a sexualidade, é um espectro e muitas pessoas não se enquadram em uma ou outra extremidade imposta pela cultura onde você só pode ser “branco” ou “preto” e jamais algum tom de cinza.

Ficam no meio ou simplesmente optam por não ficar e são abertas sobre suas identidades em relação a gênero, não se identificando como homem ou mulher estritamente. Do mesmo modo, a aparência de uma pessoa não-binárie pode ser andrógina (uma mistura entre ambos os gêneros masculino e feminino) ou simplesmente masculina e/ou feminina também. A regra parece ser exatamente não se prender a regras e limites impostos.

Algumas pessoas não-bináries usam pronomes neutros e já outras não se importam em ser chamado de ele ou de ela. Alguns também se consideram transgêneros e não binários, enquanto outros preferem não se identificar com rótulos em geral.

Ainda assim, além de quem sejam ou como se identifiquem, há um punhado de celebridades que se identificam desta forma e vem quebrando barreiras tradicionais do gênero com sua visibilidade.

Aqui estão dez delas em um ranking feito pelo Põe Na Roda:

Jonathan Van Ness

Jonathan Van Ness, do Queer Eue, está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução / Twitter)
Jonathan Van Ness, do Queer Eue, está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução / Twitter)

Jonathan McDonald Van Ness, também comumente referido por suas iniciais, JVN, é um hair stylist norte-americano, apresenta podcast, é ativista, atua, escreve e ganhou fama ao ser um dos 5 integrantes do reality Queer Eye da Netflix.

Sam Smith

Sam Smith está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução / Twitter)
Sam Smith está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução / Twitter)

Também não-binárie, Samuel Frederick Smith, mais conhecido como Sam Smith, canta e compõe, sendo um dos nomes mais famosos e bem sucedidos da música mundial atualmente. Venceu quatro Grammy Awards, um Globo de Ouro, um Óscar e três BRIT Awards.

Serginho Orgastic

Serginho Orgastic está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução)
Serginho Orgastic está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução)

Digital influencer, ex-BBB e closeiro, Serginho Orgastic ganhou fama e projeção nacional ao participar do BBB 10, que inovou ao trazer 3 LGBTs na mesma edição. Junto dele no time colorido da casa vinham Dicésar e Angélica Morango.


Nico Tortorella

Nico Tortorella, da série “Younger”, tira a calça e a camiseta em ensaio sensual

Nico Tortorella também se considera não-binárie. Atua e modela (não é pra menos, né meninas?). Dentre seus papeis de destaque estão os filmes Scream 4, Mamma Dallas, a série Make It Or Break It, além de participações em RuPaul, tanto no júri como participante em Celebrity Drag Race.

Rebecca Trans

Rebbeca Trans está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução)
Rebbeca Trans está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução)

Com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, a drag queen faz sucesso na Internet com streamings de games de ação e é sucesso no Youtube.

Brian Michael Smith

Brian Michael Smith is the first trans man to star on network TV | Out In Jersey

Brian Michael Smith ganhou fama por suas atuações inovadoras na televisão e pela defesa da representação trans na mídia. Dentre os papeis de destaque estão suas participações em 9-1-1 Lone Star e The L Word: Generation Q.

Bryanna Nasck

BryannaNasck on Twitter: "Prazer, meu nome é Bryanna Nasck❤️ https://t.co/XETFaqHwdw… "

Trans, não-binárie, digital influencer e gamer brasileira. Bryanna tem milhares de seguidores nas redes sociais, sempre militando ou jogando.

Majur

Majur está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução)
Majur está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução)

Majur dos Santos Conceição, ou simplesmente Majur, canta e compõe. Suas músicas, do gênero R&B e MPB, abordam temas como relações afetivas e empoderamento.

Filipe Catto

Filipe Catto canta em show sua nova seleção de autores - 02/02/2018 - Ilustrada - Folha

Filipe Catto Alves canta, toca, compõe, ilustra e ainda é designer. Ganhou fama ainda muito jovem, com trabalhos voltados para a MPB, o samba e o tango moderno, mas com o tempo, avançou para outros gêneros, como o jazz, o rock e o bolero, entre outros.

Sara Ramirez

Sara Ramirez está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução / Twitter)
Sara Ramirez está entre as celebridades não-bináries. (Foto: Reprodução / Twitter)

Sara Elena Ramirez atua e canta. Tendo nascido no México, ganhou fama nos Estados Unidos por conta de seu papel na série Grey’s Anatomy, dentre outras produções famosas.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).