Tempos atrás rendeu a maior polêmica uma fala de RuPaul dizendo que não aceitaria participantes trans no reality por ver em uma mulher trans, uma vantagem na competição em relação às drag queens que são homens que se montam.

A fala obviamente foi problematizada (até por ex-participantes do show como a Peppermint que não poupou críticas!)  e RuPaul chegou a ser chamada de transfóbica. Isso porque, como se sabe cada vez mais, a arte drag não se resume a transformar homem em mulher somente, mas é simplesmente a arte da montação em si independente do gênero. Hoje em dia inclusive existem até mulheres (cis) que se montam!

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Enfim. Parece que RuPaul pode ter finalmente atualizado seus conceitos ao ter sido confirmada a participação da drag queen e mulher trans Gia Gunn, confirmada para a próxima temporada de All Stars, o reality que reúne as melhores drags participantes de RuPaul’s Drag Race, dando uma nova chance em uma nova competição.

VEJA TAMBÉM:  Jade Thirlwall, do Little Mix, diz que ama ver o namorado de drag: “Todo feminino! Homem Perfeito!”

Em tempo: em outras edições de RuPaul já houve a participação de drags que vieram a se descobrir ou se revelarem mulheres trans, como foi o caso de Peppermint ou Sonique. Mas nunca antes uma participante declaradamente mulher trans entrou para competir desde o início de uma temporada.

Gia entrou na temporada 6 do reality e foi um dos destaques. Na época, ela não havia ainda transicionado. A descoberta de que era uma mulher trans veio pouco depois de sua participação em RuPaul.

Gia Gunn.

Com sua entrada garantida em All Stars 4, ela se tornará agora a primeira mulher trans a participar do reality. Será um sinal de que poderemos ter mais diversidade incluindo transgêneros nas próximas temporadas? Tomara que sim!

A drag queen Bianca Del Rio comentou a participação da amiga Gia na nova temporada no All Stars: “A vida de Gia mudou imensamente desde sua participação no show e transicionar de gênero foi uma de suas descobertas pelas quais ela precisava passar.”

VEJA TAMBÉM:  Normani e Robyn estão entre os jurados da 12ª temporada de "Drag Race"

Bianca também lembrou dos altos e baixos da amiga no reality, que além de fãs, também ganhou haters e desafetos: “Acredito que ela esteja muito melhor hoje. Depois de passar pelo programa e de tudo que ela viveu, acredito que tenha uma perspectiva melhor. E é sempre bom voltar ao show, ainda que não seja fácil.”

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).