As Embaixadas da Bélgica e da Espanha coordenam a 4ª edição do Festival Internacional de Cinema LGBTI, que acontecerá entre os dias 23 de maio e 6 de junho de 2019 no Instituto Cervantes, na Aliança Francesa, no Goethe-Zentrum Brasília e no Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

O evento é organizado em parceria com as Embaixadas da Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suécia. Conta ainda com o apoio doa Delegação da União Europeia no Brasil, Festival Curta Brasilia, campanha Love is Great, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e UNAIDS.

Em reconhecimento ao Mês Internacional do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersex) e dando continuidade às ações promovidas em Brasília para o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, missões diplomáticas e centros culturais em Brasília organizam o IV Festival Internacional de Cinema LGBTI.

Cena do filme “Laurence para Sempre” do Canadá

A programação desse ano inclui 17 filmes, sendo 4 documentários,  em diversos idiomas, mas legendados em português, que abordam diversas questões da comunidade LGBTI. A luta pela igualdade de direitos, a descoberta da própria identidade, a aceitação da identidade pela família e sociedade ou a relação entre a tradição e os diferentes modos de amar são alguns dos temas que tratam os filmes.

Cena do filme “Aldo a romper” da Suécia

Nessa edição, contaremos também com a presença do Brasil. O UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) apresentará o projeto “Luz, Câmera, Zero Discriminação”, realizado em São Paulo com pessoas trans e travestis; a produtora Sétima edições, que realiza todos os anos o Festival Curta Brasilia, exibirá três curtas-metragens de realizadores brasilienses que mostram a diversidade da comunidade LGBTI no DF.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Cena do filme “Conquista, amar e viver intensamente” da França

E por fim, contaremos com a exibição do documentário “Meu nome é Jacque”, viabilizada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil.

Cena do documentário “Meu nome é Jacque” do Brasil

Por meio da 4ª edição do Festival, as embaixadas e instituições participantes reafirmam o seu compromisso com a igualdade e a dignidade de todos os seres humanos, independentemente da sua orientação sexual, identidade de gênero e/ou status sexual.

SERVIÇO:

Evento: 4º Festival Internacional de Cinema LGBTI
Abertura: 23 de maio às 19h. no Instituto Cervantes de Brasília (SEPS 707/907 – Conj. D – Asa Sul – CEP: 70390-078)
Data: 23 de maio a 6 de junho de 2019
Local: Instituto Cervantes, Alliance Française, Goethe-Zentrum, Camões – Centro Cultural Português em Brasília

Instituto Cervantes
Endereç: SEPS 707/907 – Conj. D – Asa Sul – CEP: 70390-078

29 de maio
Camões – Centro Cultural Português em Brasília
Embaixada de Portugal
SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2, CEP 70402-900
30 de maio a 2 de junho
Alliance Française
SEPS 708/907 – Lote A – Asa Sul – CEP: 70390-079
4 a 6 de junho
Goethe-Zentrum Brasília
SEPS-EQS 707/907 – Conj. F, salas 103–137 – CEP: 70390-078