A eterna rainha dos baixinhos Xuxa foi duramente criticada nas redes sociais ontem (26) por uma fala ao participar de um bate-papo ao vivo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde se debatia os direitos dos animais.
Infelizmente, a ativista vegana não demonstrou a mesma empatia que tem com os animais com seres humanos. Xuxa sugeriu que pessoas que se encontram presas fossem usadas de cobaias em testes de remédios e vacinas, substituindo o uso de animais nestas funções.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
“Acho que, com remédios e outras coisas, eu tenho um pensamento que pode parecer muito ruim para as pessoas, desumano… Na minha opinião, existem muitas pessoas que fizeram muitas coisas erradas e estão aí pagando seus erros para sempre em prisões, que poderiam ajudar nesses casos aí, de pessoas para experimentos”, disparou Xuxa.
E continuou: “Acho que pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer, para ajudar a salvar vidas com remédios e com tudo. Aí vem o pessoal dos Direitos Humanos e dizer que não podem ser usados. Mas se são pessoas que está provado que irão passar sessenta, cinquenta anos na cadeia e que irão morrer lá, acho que poderiam usar ao menos um pouco da vidas delas para ajudar outras pessoas. Provando remédios, vacinas, provando tudo nessas pessoas”
Assista ao momento abaixo:
Momento que Xuxa sugere usar detentos como cobaia e o entrevistador ainda concorda com ela. pic.twitter.com/1DAatnWNFG
— GugaNoblat (@GugaNoblat) March 27, 2021
A fala surpreendeu a muitos – uma vez que Xuxa costuma ser sensata e progressista – e caiu como uma bomba na web e ativistas dos Direitos Humanos e influenciadores se posicionaram contra, lembrando que no Brasil não há prisão perpétua e mesmo assim isso não justificaria o ato por desrespeitar a dignidade humana destas pessoas ao transformá-las em cobaias.
Acima de tudo, em um país desigual e segregado social e racialmente como é o Brasil, a medida iria punir diretamente a população negra, maior parte dos encarceirados, a maioria ainda sem julgamento e condições de defesa para saírem da prisão ou serem julgados.

“Desumana a defesa da Xuxa no InstaAlerj de q remédios tem q ser testados em presidiários pq “Serviriam p/ alguma coisa antes de morrer”. 40% de presos s/ sentença, e mais de 60% são negros no BR. Pessoas sob responsabilidade do Estado não são cobaias destinadas à morte”, disse a deputada estadual Renata Souza (PSOL – RJ) no Twitter sobre o assunto.
Já o internauta Felipe Oliveira afirmou: “Essa fala da Xuxa aí de testar remédio e vacina em presidiários, feita super numa boa, cheia de boas intenções, como se fosse super ok, serve para provar o que a gente sempre diz e a galera se exalta: a nossa elite vive de pequenos fascismos e não vê o menor problema nisso.”
Atualização: Xuxa publicou um vídeo reconhecendo erro e com pedido de desculpas por sua fala. Assista a abaixo:
Pedido de desculpas pic.twitter.com/JCirqwDcjo
— Xuxa.com (@xuxameneghel) March 27, 2021