A professora Megg Rayara Gomes de Oliveira ganhará título de Cidadã Curitibana. A homenagem foi aprovada em votação no último dia 19 de agosto pela Câmara Municipal de Curitiba.

Doutora em Educação no Brasil, título que conquistou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Desenho e com especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sua história de vida é vista como símbolo na luta contra a LGBTfobia e pela dignidade e cidadania trans.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A vereadora Professora Josete (PT) destaca que a homenagem da Câmara simboliza um marco: “Em um país que lidera o ranking de assassinatos de pessoas LGBTI, principalmente as trans, e que também é marcado pelo racismo estrutural e violência contra pessoas negras, esse título tem um significado ainda maior”, disse a parlamentar.

Atualmente Megg leciona na UFPR e é uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da universidade, dedicando-se à pesquisa das relações raciais, da arte africana, da arte afro-brasileira, de gênero e diversidade sexual.

VEJA TAMBÉM:  Saiba quem é a nova personagem trans de Bom Sucesso, a nova novela das sete da Globo

Em suas pesquisas sobre o assunto, Megg faz questão de destacar o recorte de raça em relação à violência contra a população LGBTI+: “Dados apontam que mais de 80% das travestis e mulheres transexuais assassinadas no Brasil são negras”, lembra ela.

Uma verdadeira sobrevivente das estatísticas, que colocam ainda maior parte da população trans na prostituição como meio de vida, Mgg tem um currículo profissional admirável. Veja abaixo, conforme publicado pelo portal da vereadora Professora Josete:

Professora Megg possui graduação em Licenciatura em Desenho (1994) e Especialização em História da Arte (1996) pela Escola de Música e Belas do Paraná; Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação e Ações Afirmativas no Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017).

VEJA TAMBÉM:  Tarso Brant posa nu em nova campanha junto a outros famosos

Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Paraná. Discute os seguintes temas: Relações raciais, Arte Africana, Arte Afro-brasileira, gênero e diversidade sexual. Em junho de 2018 foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná para representar o referido programa ao prêmio CAPES de melhor tese de 2017.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).