Uma nova iniciativa promete ajudar a melhorar a vida e formação educacional e profissional de pessoas trans de Porto Alegre.

O Transenem POA é um coletivo de educação popular, composto inteiramente por voluntárias/os/es e sem fins lucrativos, que surgiu no final de 2015 na cidade de Porto Alegre/RS para promover um espaço acolhedor, inclusivo, livre de discriminações e preparado para receber pessoas TRANS, com o objetivo de ajudá-las de forma gratuita a se preparar para provas de admissão em cursos de nível superior, como o ENEM e vestibulares, bem como concluir o Ensino Fundamental e Médio. 

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O projeto visa também ao empoderamento pessoal, através da troca de experiências e conteúdo relacionado à área dos Direitos Humanos, Saúde e Cidadania.

Criamos esse projeto tendo em mente o contexto de forte marginalização, discriminação e exclusão social por que pessoas TRANS passam desde muito jovens, seja no ambiente familiar, comunitário, escolar ou profissional”, disse Ádrio Mocelin, um dos idealizadores.

VEJA TAMBÉM:  Lollapalooza: 'Foi choro de vitoriosa' desabafa Liniker após problema técnico em show

E lembrou: “A forte presença da transfobia na vida dessas pessoas faz com que muitas vezes seja impossível conviver nesses espaços, levando-as com frequência a abandonar os estudos muito jovens, forçando-as a sair de casa muito cedo e a se inserir em atividades perigosas, não-regulamentadas e sujeitas a uma grande gama de abusos (como a prostituição). Nosso programa tem a iniciativa de reverter esse cenário, apostando na inclusão via educação e estímulo à formação profissional”.

Pessoas interessadas podem enviar email para [email protected]. A página da iniciativa no Facebook é https://m.facebook.com/transenempoa/

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).