Corajosos, torcedores LGBTs ingleses exibiram uma bandeira LGBT durante a primeira partida da seleção inglesa na Copa do Mundo jogando contra a Tunísia dia 17, que teve resultado de 2×1 dando a vitória para a Inglaterra.
A bandeira em questão, que ostenta as cores do arco-íris, é do time de futebol gay Three Lions Pride da Inglaterra.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
O torcedor Di Cunnigham, um dos envolvidos no ato planejado pelo grupo, contou que chegou a ficar preso por 15 minutos na entrada do Estádio enquanto autoridades revistavam seus pertences. A bandeira chegou a ser aberta e conferida, mas pelo visto a segurança não percebeu se tratar de uma bandeira com o arco-íris LGBT incluso.
Veja abaixo o tweet do grupo registrando o ato e as fotos da bandeira no Estádio:
Banner up! #ThreeLions #Pride #WorldCup #Russia! 🦁🦁🦁🏴🏳️🌈🇷🇺🏆✊ pic.twitter.com/uXZncIoCL8
— 3LIONSPRIDE 🌈🦁🦁🦁⚽🏴🏳️🌈 (@3Lionspride) June 18, 2018
Antes da partida, Cunigham disse ao Pink News: “Estamos empolgados! É ótimo ajudar a tornar os torcedores LGBTs mais visíveis e bem vindos nesta Copa do Mundo. Tivemos alguns trolls nas mídias sociais fazendo ameaças, mas viemos mesmo assim.”
O uso da bandeira tem total apoio da Associação Inglesa de Futebol: “A FA definitivamente quer que a bandeira seja vista e que a gente compareça. Eles foram avisados e endossaram nosso ato pelo uso da bandeira no Estádio.”, afirmou o rapaz que junto aos seus colegas levou e abriu a bandeira.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que acontece um furo do tipo na Copa do Mundo neste país homofóbico que é a Rússia. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Federação Russa LGBT de Esportes, Alexander Agapov, chegou a ser notícia ao acenar com a bandeira no dia 14 de junho:
