A série de animação Steven Universe pode ter acabado, mas Garnet ainda está disponível para lembrar as crianças sobre tolerância, amor e confiança.

Segundo informações do portal Pink News, o Cartoon Network convocou o personagem criado pela autora não-binárie Rebecca Sugar pra uma série especial com mensagens anti-discriminação que serão transmitidas online e na TV para crianças pelo canal de desenhos.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O primeiro curta, intitulado “Don’t Deny It, Defy It” (“Não negue, encare!”), estreou na última terça-feira (27). O vídeo mostra dois meninos brincando alegremente em um parquinho quando um diz ao outro: “Ei, quando formos mais velhos, vamos nos casar!”. Uma terceira criança então aparece entre eles e debocha: “Vocês não podem se casar”. Negros não podem casar com brancos!”.

Steven Universe volta para mensagem antiracismo e anti-LGBTfobia. (Foto: Reprodução / Youtube)
Steven Universe volta para mensagem antiracismo e anti-LGBTfobia. (Foto: Reprodução / Youtube)

É aqui que Garnet – de Steven Universe – entra em ação com uma mensagem muito importante: “Crianças! Não sejam racistas.”

E a lição não para por aí: Garnet continua explicando o racismo e seu impacto em termos simples o suficiente para que crianças novas entendam com facilidade.

VEJA TAMBÉM:  Criadora da saga “Steven Universe” se assume "mulher não binária"

“Todo mundo erra às vezes, mas você tem que perceber que dói lidar com o racismo, e quando as pessoas agem como se isso não fosse real, fica ainda pior”, diz um menino ao outro na animação.

“Você tem que reconhecer o racismo para trabalhar contra ele”, lembra o personagem de Steven Universe, que vale lembrar, tem outros personagens LGBTs em seu universo, com beijo lésbico, personagem intersexo e não-binárie, além é claro, da identidade da autora da saga. A obra chegou a peitar a Rússia em um episódio.

“É melhor vocês, crianças, trabalharem isso antes do casamento”, acrescenta Garnet ao final com uma piscadela aos dois meninos, um outro toque sutil que de quebra ainda normaliza relacionamentos LGBTs.

Assista abaixo a nova animação “Don’t Deny It – Defy It”:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).