A ONG Casa 1, da cidade de São Paulo, que recebe LGBTs expulsos de casa pelas próprias famílias, está correndo o sério risco de fechar as portas. Foi com pesar que o criador do projeto, Iran Giusti, deu o aviso em suas redes sociais (mas ainda é tempo de salvar o projeto, vamos ajudar!!).

Em dois anos foram mais de 200 pessoas acolhidas pela ONG. Atualmente eles hospedam 20 residentes e 41 crianças frequentam diariamente o centro cultural. Por dia, cerca de 100 pessoas buscam doações de roupas e 300 alunos por mês estudam línguas e fazem cursos de costura, canto e ioga. Isso sem contar 70 pacientes em processo psicoterápico.

Tudo isso foi feito durante dois anos com uma renda mensal de 40 mil reais arrecadadas a partir de doações pessoais, financiamento coletivo pela Internet (AJUDE AQUI!) e empresas que patrocinaram o projeto. Só em aluguel são gastos 13 mil reais mensais com o imóvel onde tudo isso acontece na Rua Condessa de São Joaquim, 277.

A Casa 1 já contou com parcerias com empresas gigantes e apoio de muita gente influente. Mas tanto as empresas se afastaram quanto as doações diminuíram, e semana passada, Iran chegou a ter que pedir doações de alimentos não perecíveis.

O motivo alegado para o fim do projeto e escassez de recursos depois destes dois anos? Iran explica: “Diante deste governo pavoroso, do sucateamento de serviços públicos, da escassez de editais e fontes de financiamento, da negativa de empresas a pagarem por serviços como consultoria ou patrocinar projetos de pessoas LGBTs em vulnerabilidade, não vemos saídas senão fechar as portas”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O prazo dado por Iran para o fechamento é Dezembro de 2019. Até lá, ele afirma que seguirá tentando editais, projetos com empresas e incentivando doações de pessoas físicas (AJUDE AQUI), mas como ele mesmo adiantou: “A julgar pelos últimos 5 meses, não prevemos muito êxito”.

CLIQUE AQUI PARA AJUDAR MENSALMENTE A CASA UM A PARTIR DE 20 REAIS POR MÊS.

E fica a sugestão para grandes marcas apoiadoras da diversidade. Se puderem, ajudem a Casa 1! Uber, Skol, Doritos, Natura, Google, Facebook, Youtube, Apple, Boticário, Santander, Itau…

E lembram do #NinguemSoltaAMaodeNinguem? Eu, Pedro HMC, prometo 1 ano de banner sendo veiculado no site do Põe Na Roda (média de 1.5 a 2.5 milhões de views mensais) para o primeiro destes que se manifestarem e darem um grande apoio ao projeto (pelo mesmo período). Outras marcas que vocês marcarem nos comentários também estarão concorrendo ao desafio! Valendo!

Veja abaixo o post de Iran na íntegra, inscreva-se nas doações mensais a partir de 20 reais e compartilhe para alcançarmos mais pessoas:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).