Josie Totah, que já atuou em diversas séries de TV em papéis de personagens masculinos quando ainda tinha o nome de J.J. Totah, acaba de se revelar uma mulher transgênero.

Josie, quando ainda era J.J. Totah, já fez parte de séries como Glee da FOX, onde fez o papel do garoto Myron, o integrante mais novo do New Directions nas últimas temporadas da série. Ela também já atuou nas séries Champions e Jessie do Disney Channel onde fazia o personagem Steweart.

Josie revelou sua verdadeira identidade de gênero em uma carta aberta publicada na revista Time:

“Quando nova, as pessoas assumiam que eu era uma garota, então eu achava que era isso. Muitos me perguntavam se eu era um menino gay. Fui apresentado assim aliás ao receber um prêmio de uma ONG LGBT. Sei que eles não sabiam da verdade e eu tinha medo de não ser aceita. Mas estou pronta para ser livre. Meus pronomes são A, ELA e DELA. Me identifico como mulher. E meu nome é Josie Totah!”.

Ela também contou que entendeu sua verdadeira identidade assistindo ao documentário “I Am Jazz”, sobre uma garota trans em processo de transição.

O personagem Myron em Glee.

“Não é algo que aconteceu do nada e nem uma escolha. Percebi que sou assim. Minha mãe, graças a Deus entendeu e me apoiou!”, revelou Josie.

Como muitos que passam por essa fase, a atriz também confessou ter sentido muita ansiedade e medo, mas que a conclusão vale a pena.

“Quando eu estava fazendo Glee, via Lea Michele. Ela era fabulosa, usando vestidos com outras garotas. Era difícil, pois queria que fosse eu ali. Quando meus amigos me chamam de Josie, me sinto vista. Acredito que Deus me fez transgênero. Não sinto que fui colocada em um corpo errado. Acredito que sou transgênero para ajudar pessoas a entenderem as diferenças. Quero interpretar papeis que nunca tive chance antes. Seja mulheres cis ou transgêneros. Pois é um novo passo, um novo mundo!”, concluiu ela.


Relembre algumas de suas aparições e apresentações em Glee:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).