Talvez você não reconheça pelo nome, mas saberia quais são suas músicas se elas tocarem por aí e disserem ser ele o responsável. Mark Daniel Ronson é um DJ, compositor, guitarrista e produtor musical inglês, por trás da criação de vários hits de sucesso como “Uptown Funk” e “Valerie”, por exemplo.

Em entrevista ao programa matinal britânico Good Morning Britain, ele revelou ter descoberto recentemente sua orientação sexual: sapiossexual.

A revelação se deu enquanto apresentadores e convidados do programa discutiam a notícia de que a ministra da igualdade francesa, Marlene Chiappa, foi ridicularizada após ter dito que é sapiossexual.

Foi aí que Mark decidiu sair do armário também: “Eu não sabia que tinha uma palavra pra isso e também me identifico! Estávamos todos falando disso no backstage e percebi que também sou assim!”, disse ele.

Mark Ronson on Good Morning Britain. (Screen capture via ITV)
Mark Ronson no Good Morning Britain.

Nisso, a apresentadora perguntou: “Então você está saindo do armário como sapiosexual aqui?”, ao que ele respondeu: “Saindo do armário com orgulho, Good Morning Britain!”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Mas afinal, o que seria ser sapiossexual?

Sapiossexual é uma nomenclatura moderna para quem garante que é atraído sexualmente pela inteligência alheia, independente do gênero da pessoa. Exatamente isso: quanto mais inteligente, mais você sente atração por alguém.

Sobre o assunto, uma matéria da revista Super Interessante explicou: “Então todos não deveríamos ser sapiossexuais, já que valorizamos a inteligência alheia? Sim. Mas, em teoria, para ser sapiossexual você tem que ir além: a inteligência deve ser o maior gatilho para você em termos de excitação sexual – bem acima dos atributos físicos. É ter tesão, muito literalmente, na inteligência alheia. Com o termo em alta, surgiu até o Sapio, um app de encontros feito exclusivamente para esse público”.

Ainda segundo a matéria, em 2018 um artigo científico australiano foi publicado estudando a questão. Nele, criou-se o Questionário de Sapiossexualidade (SapioQ) pra medir em uma nota de 1 a 5, o quanto uma pessoa é atraída sexualmente só pelo intelecto de alguém. No teste, o participante tinha que concordar ou discordar com frases como “Escutar alguém falar de forma extremamente inteligente me excita sexualmente”.

Como era de se esperar, a maioria das pessoas não tirou notas muito altas no questionário e nem nos outros testes sobre atração sexual e inteligência. Para elas, outros fatores tinham maior influência na atração sexual.

Mas 8% dos participantes tirou uma nota maior que 4. Sinal de que sim, algumas pessoas são realmente sexualmente atraídas por inteligência.

Entre estes 8%, foi medido então o quanto a atração/tesão diminuía conforme era revelada a aparência da pessoa inteligente em questão. Justamente entre estes 8%, segundo o SapioQ, a queda era menos pronunciada mesmo quando a beleza física era diferente do padrão idealizado/preferido pela pessoa.

Fica a dica aos inteligentes: Mark Ronson está solteiro atualmente desde que se divorciou de sua esposa Josephine La Baume em 2018.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).