O Cartoon Network acaba de revelar que um personagem da animação Steven Universe é interesexo e não binário.

Em um vídeo postado em seu Instagram oficial, o personagem da saga, Stevonnie, se abre falando do lado bom e ruim das redes sociais… Em certo momento do vídeo, sua bio do Instagram é mostrada e lá pode-se ler: “intersexo, não binário”.

Stevonnie: intersexo e não binário.

Para quem não sabe, intersexo é um termo utilizado para um grupo de variações biológicas congenitais de anatomia sexual ou reprodutiva que não se encaixam perfeitamente nas definições tradicionais de “sexo masculino” ou “sexo feminino”. Antigamente chamava-se de “hemafrodita”, mas o termo caiu em desuso pelo estigma e preconceito associado.

Vale lembrar que, no ano passado, a criadora da série, Rebecca Sugar, saiu do armário como pessoa não binária, ou seja, que não se identifica necessariamente em um dos gêneros masculino ou feminino, podendo transitar entre eles.

Falando sobre a abordagem de questões do tipo em animações, em 2016 ela afirmou: “Não dá pra ficar esperando as crianças crescerem para saberem que pessoas Queer existem!”. 

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Muito sensata, porque enquanto muitos aguardam e o preconceito cresce, estas pessoas sofrem discriminação e sofrimento, o que pode ser prevenido se abordarmos a existência da diversidade ainda na infância antes do preconceito introjetado na sociedade tomar forma.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).